Defesa instala Assessoria Especial de Integridade

Margareth Lourenço

Na terça-feira (14), foi anunciada a instalação da Assessoria Especial de Integridade, Unidade de Gestão da Integridade da Defesa (UGI Defesa), subordinada ao Ministro da Defesa. A criação dessa Assessoria está em conformidade com a política do Governo Federal na luta contra a corrupção e segue as diretrizes previstas no Decreto n° 10.756, de 27 de julho de 2021, que institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef).

O evento foi prestigiado pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e contou com palestra proferida pelo Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário. À frente da nova Unidade, o General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva anunciou a abertura da Campanha da Integridade, com o tema “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade”. A iniciativa contempla medidas para promoção dos valores éticos e morais da Instituição e das atividades inerentes à Integridade Pública. 

As medidas anunciadas pelo Chefe da Assessoria Especial foram denominadas de Rede Escudo. A intenção é manter canal técnico nas áreas da Ouvidoria, Transparência, Ética, Correição e Controles Internos, “demonstrando o compromisso da alta administração com uma cultura sustentável de integridade”, destacou o General.

Ele, ainda, informou que, entre as diversas atividades da nova Assessoria, e dentro da Campanha da Integridade, estão previstas iniciativas voltadas à capacitação e à orientação de público interno. E destacou a realização de três webinários, distribuição de cartilhas, divulgação nas mídias do Ministério, encerramento do 1° Seminário de Integridade de Defesa, com troca de experiências entre instituições e palestrantes das três Forças Singulares, entre outros.

Ao proferir a palestra sobre o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal, o Ministro Wagner Rosário destacou que o tema “está entre as prioridades do atual governo”. Comentou, também, que a apresentação feita pelo General Martin estava “alinhada com as ações governamentais”.

Ao fim das apresentações, o Ministro Braga Netto parabenizou os organizadores do evento e pela consistência do programa. Ele reforçou que o conteúdo da Integridade faz parte do dia a dia das organizações militares, bem como do Ministério da Defesa. “Os valores éticos fazem parte da nossa cultura”, lembrou.

Prestigiaram, também, o lançamento da nova Assessoria, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral, Sérgio José Pereira; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; além de demais autoridades e servidores civis e militares do Ministério da Defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter