No campus Brasília, militares comemoram aniversário de 72 anos da ESG

Rayane Bueno

Nesta segunda-feira (23), a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, no campus Brasília, comemoração aos 72 anos da instituição. Na solenidade, prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, militares e civis foram condecorados com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. O aniversário da ESG também foi celebrado no último dia (20), no campus Rio de Janeiro.

“A Escola Superior de Guerra sempre teve um papel primordial na evolução dos estudos das soluções dos problemas nacionais, na definição dos conceitos e da doutrina do emprego conjunto das Forças Singulares, por possuir integrantes de várias origens e especializações, militares e civis, com elevada competência e profissionalismo”, ressaltou o titular da Pasta.

Na ocasião, o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, destacou, também, que a Escola tornou-se uma referência, com reconhecimento em todo o País e no exterior como centro de ensino de excelência.

A ESG se mantém com retidão na proa estabelecida há mais de sete décadas, a qual, desde o início, orientou que esta Escola deveria se constituir num Instituto de Estudos de Alto Nível e se tornar um centro permanente de debates e pesquisas de problemas brasileiros, voltados para o binômio segurança e desenvolvimento”.

Ainda, ao parabenizar os agraciados, o Brigadeiro Lourenço ressaltou a relevante atuação nos serviços prestados à ESG. “A esses homens e mulheres outorgamos, hoje, a nossa maior comenda, a Medalha Mérito Marechal Cordeiro de Farias, que é entregue envolta em muita gratidão e orgulho”.

O Ministro da Defesa e o Comandante da ESG fizeram a imposição da medalha aos condecorados. Entre eles, estavam o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Chefe de Logística e Mobilização do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; Assessor Especial do Ministro Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois; entre outras autoridades e personalidades.

Fotos: Antônio Oliveira e Alexandre Manfrim

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter