Militares brasileiros iniciam o ano letivo no Colégio Interamericano de Defesa

Seis militares brasileiros iniciaram o ano letivo no Colégio Interamericano de Defesa (CID), instituição localizada no Fort Lesley J. McNair, Base do Exército Americano, em Washington-DC, nos Estados Unidos. Nos dias 2 e 3 de agosto, respectivamente, ocorreram a Aula Inaugural e a Cerimônia de Convocação, sendo a primeira no auditório do Colégio e a última no

Salão de Atos, com destaque para as bandeiras das nações representadas. Composta por 58 estudantes de 14 países do continente Americano, a nova turma, denominada Classe 61, recebeu as boas-vindas por parte da liderança do Colégio, composta por integrantes dos Exércitos Norte-Americano e Mexicano, bem como da Força Aérea Brasileira, o Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues.

Ao final do curso, os alunos receberão o diploma de conclusão de Mestrado em Ciências de Defesa e Segurança Interamericanas e retornarão aos seus países de origem para aplicar os conhecimentos adquiridos. As aulas e atividades acadêmicas possuem tradução simultânea nas línguas Portuguesa, Inglesa, Espanhola e Francesa, pela seção de intérpretes do CID.

Cooperação Acadêmica

O CID é uma instituição acadêmica internacional, ligada à Junta Interamericana de Defesa (JID). Em 2006, a JID passou a ser uma entidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), a quem provê assessoramento técnico, consultivo e educativo sobre temas relacionados a assuntos militares e de defesa no continente.

Para o Chefe da Representação do Brasil na JID (RBJID), Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, "é muito importante o papel exercido por nosso País na liderança da Junta, assim como a contribuição voluntária de pessoal para operar o Sistema JID, com o objetivo de promover e fortalecer a confiança e a segurança hemisférica", disse o oficial-general.

Tendo em vista a relevância do ensino para o continente americano, a instituição planeja implementar seu próprio programa de Doutorado em Segurança e Defesa Interamericanas, a partir de 2024. Em março deste ano, o Colégio celebrou um Acordo de Cooperação Acadêmica com a Escola Superior de Guerra (ESG), o que possibilitará avançar em temas de interesse comum nas áreas de ensino e pesquisa.

Ao todo, 29 países, incluindo o Brasil, integram a Junta Interamericana de Defesa, cada qual representado por seu respectivo Delegado. O Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria é o atual Presidente do Conselho de Delegados da JID, tendo assumido o cargo no dia 22 de junho deste ano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter