16 de Junho, 2021 - 09:50 ( Brasília )

Defesa

Capacitação prepara instrutores para uso do Sistema de Planejamento Operacional Militar (SIPLOM)


A atualização de conhecimentos e a padronização de procedimentos para o emprego do Sistema de Planejamento Operacional Militar, o SIPLOM, contemplaram as atividades do 1º Estágio de Capacitação de Instrutores das Escolas de Altos Estudos Militares para Emprego desse Sistema.

A cargo da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, a capacitação ocorreu de 7 a 11 de junho e contou com a participação de Oficiais instrutores da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

O evento, conduzido pela Subchefia de Comando e Controle do Ministério da Defesa, propiciou condições necessárias para que os Corpos Docentes das Escolas de Altos Estudos Militares atuem como núcleos multiplicadores dos conhecimentos referentes à utilização do SIPLOM.

A capacitação também assegurou conhecimentos necessários para que os instrutores utilizem o Sistema em favor das disciplinas relacionadas às Operações Conjuntas, nos correspondentes cursos de altos estudos.

O Estágio foi sediado nas dependências da ECEME e contou com o apoio do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). Esse Centro é responsável pelo desenvolvimento do Sistema e deu início ao conjunto de medidas para a sua divulgação no âmbito do Ministério da Defesa e das Forças Singulares.