Cerimônia marca aniversário de 22 anos do Ministério da Defesa

Mariana Alvarenga

Nesta quinta-feira (10), foi realizada a solenidade de aniversário de 22 anos do Ministério da Defesa. O evento ocorreu no Clube do Exército, em Brasília, e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, do Chefe da Pasta, Walter Souza Braga Netto, e de outras autoridades.

O órgão foi criado com o propósito de ampliar a interoperabilidade entre as Forças Armadas e obter maior fluidez na relação com outras áreas governamentais e institucionais. Em discurso, o Ministro Braga Netto reforçou o trabalho e as ações das Forças Armadas em defesa da Pátria e em apoio à sociedade.

"Em todos os momentos decisivos da vida do País, a sociedade brasileira pôde contar com o comprometimento das suas Forças Armadas, atuando dentro da legalidade e com legitimidade para assegurar a unidade territorial e cultural e cooperar com o desenvolvimento nacional", disse. O Presidente Bolsonaro lembrou da criação do Ministério da Defesa, em 1999, e saudou as personalidades presentes.

"A data demonstra uma grande maturidade de todas as nossas instituições. Parabéns a todos", disse.

Após os discursos de abertura, o Presidente Bolsonaro, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito da Defesa (OMD), concedeu a insígnia da OMD às organizações militares. As instituições homenageadas foram: o Centro de Comunicação Social da Marinha; o Comando Militar do Oeste, do Exército; e a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, da Força Aérea.

Em seguida, houve a imposição da Ordem do Mérito da Defesa a personalidades civis e militares, por terem prestado serviços relevantes às Forças Armadas. Durante o seu discurso, o Ministro parabenizou os recém-agraciados. "Esta comenda simboliza a criação de laços e o sentimento de pertencimento, quando reconhecemos a relevante colaboração prestada à defesa nacional", finalizou o Ministro da Defesa.

Entre os agraciados, estiveram Ministros de Estado, parlamentares e Oficiais-Generais, além de representantes de instituições. O Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, foi um dos agraciados. Em entrevista após a cerimônia, ressaltou a parceria entre o MDR e a Defesa. “O Ministério da Defesa resguarda a integridade do território nacional e faz uma série de ações para integrar o País. Temos várias ações em conjunto, como aquelas ligadas à engenharia do Exército e à Operação Carro Pipa, com entrega de água para a população do semiárido nordestino”, mencionou.

Estiveram presentes, também, na cerimônia, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Fotos: Igor Soares e Antonio Oliveira

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter