Desafios do Ministério da Defesa são tema de palestra na ECEME

Lane Barreto

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, proferiu palestra a alunos dos Cursos de Altos Estudos Militares da Escola de Comando-Maior do Exército (ECEME) nesta sexta-feira (19). No auditório, Oficiais do primeiro e segundo ano dos Cursos de Comando e Estado-Maior do Exército, do Curso de Estado-Maior da área de saúde, de nações amigas, além de autoridades acompanharam a explanação sobre o Ministério da Defesa e os seus desafios. Para realização do evento, foram seguidas as medidas preventivas contra a pandemia de Covid-19.

Parcela de alunos dos cursos acompanhou a conferência de forma virtual. Em suas palavras de boas-vindas o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, enfatizou que a presença do Ministro “reforça uma demanda institucional, que é conversar sobre níveis estratégico e político. ” Em discurso, o Ministro Fernando Azevedo defendeu a necessidade do debate público sobre Defesa.

Ele destacou que entender a atuação das Forças Armadas é fundamental para que ela cumpram sua missão constitucional. Investir nos projetos de Defesa e recuperar a capacidade operacional das três Forças está entre os objetivos da Pasta. “Nos últimos anos perseguimos aprovar o projeto de lei da reestruturação da carreira militar, uma batalha difícil. Mas foi aprovado com êxito", relembrou.

O titular da Pasta expôs o papel constitucional das Forças Armadas e sua base legal de Defesa. A Política Nacional de Defesa (PND) é o principal documento de planejamento da defesa do País. Ele estabelece objetivos e diretrizes para o preparo e emprego da capacitação nacional, com o envolvimento dos setores militar e civil, em todas as esferas de poder. A Estratégia Nacional de Defesa, por sua vez, pretende definir como fazer o que se determinou na PND, e o Livro Branco de Defesa Nacional apresenta uma visão geral da defesa e das Forças Armadas, tendo como principal propósito permitir transparência, promovendo assim a confiança mútua entre os países.

Após breve histórico sobre as Forças Armadas brasileiras, Fernando Azevedo falou sobre a atuação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos dias atuais. Citou diversas operações em curso, como a de repressão a ilícitos ambientais na Amazônia, por meio do instrumento da Garantia da Lei e da Ordem,a Operação Verde Brasil 2, e a de combate à Covid-19. “Salvamos muitas vidas. Em 8 de janeiro, foi solicitado emergência, em Manaus. No mesmo dia, a Força Aérea levou oxigênio para lá”, referindo-se à Operação Covid, que completa um ano de atividades neste sábado (20).

O Ministro respondeu ainda questionamentos do público no período dedicado aos debates. Sobre a Operação Verde Brasil 2, o Tenente-Coronel Nepomuceno, da ECEME, perguntou sobre o aprendizado em função das operações conjuntas das Forças. Fernando Azevedo respondeu que há muitos resultados colhidos e que um dos pontos fortes das Forças é a logística.“Vários ensinamentos são colhidos. O primeiro é a coordenação, tanto ma Operação Covid quanto nas Operações Verde Brasil 1 e 2. Na Operação Verde Brasil, são três Comandos Conjuntos perfeitamente integrados com Marinha, Exército e Força Aérea e com uma coordenação muito bem-feita do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas”, explicou.

Ele enfatizou a importância do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônica (Censipam), órgão vinculado ao Ministério na Operação. Falou ainda sobre o trabalho interagências, coordenado pelo Grupo Integrado de Proteção da Amazônia (GIPAM), que é composto por integrantes do Ibama, ICMBio, Polícia Federal, Serviço Florestal Brasileiro e Agência Brasileira de Inteligência. Equipes desse órgãos mapeiam e identificam onde estão os focos de desmatamento para definir as prioridades das ações, sintetizou o Ministro.

ECEME

A Escola de Comando-Maior do Exército prepara oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e assessoramento aos mais elevados escalões do Exército Brasileiro.A ECEME ministra cursos de pós-graduação, como o Curso de Altos Estudos Militares (CAEM). Também atua na elaboração e atualização dos manuais sob coordenação do Estado-Maior do Exército.

Fotos Alexandre Manfrim

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter