Ministério da Defesa inaugura Centro de Comunicação Social

Viviane Oliveira

Fotos: Antonio Oliveira

O Ministério da Defesa (MD) inaugurou, na terça-feira (09FEV2021), o Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD). A criação do novo centro fortalece a comunicação com a sociedade, que tem apresentado crescente interesse pelos assuntos de Defesa e das Forças Armadas. A iniciativa permitirá maior transparência e agilidade na divulgação das informações e no atendimento à imprensa. Nos últimos anos, houve crescimento exponencial das demandas de imprensa, que saltaram de 83, em 2017, para 1.228, em 2020.

A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa Fernando Azevedo e contou com a presença do Ministro-Chefe de Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho e de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Os Chefes dos Centros de Comunicação Social da Marinha (CCSM) e do Exército (CCOMSEX) e do Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CCOMSAER) e de representantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), da Vice-Presidência e das assessorias ministeriais também estiveram, juntamente com diretores, editores, chefes de sucursal e repórteres, sediados em Brasília, representando os principais veículos de comunicação do País.

Na ocasião, o Chefe do Centro de Comunicação Social da Defesa, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas, apresentou a estrutura do Centro, as atividades desenvolvidas, destacando o relacionamento do Ministério com a imprensa. O Almirante enfatizou o desempenho dos militares nas Operações Conjuntas e a importância da aproximação com a sociedade civil. “As Forças Armadas possuem uma capilaridade muito grande, muitas vezes chegam em locais onde ninguém mais chega. Então buscamos informar da melhor forma nossas ações, para que a sociedade tenha a compreensão do trabalho das suas Forças Armadas, que pertencem ao Brasil e à população brasileira”.

Em seguida, foi exibido o filme por meio do qual os convidados puderam visitar virtualmente as instalações do novo setor.

Encerrando a cerimônia, o Ministro Fernando Azevedo destacou que o MD é responsável por três marcas muito fortes que devem ser valorizadas. “São chamadas de Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Além de ser um representante político do governo, represento essas três marcas. Como instituições de Estado, elas merecem uma comunicação verdadeira e a altura delas”.

Logo em seguida, os profissionais de imprensa presentes puderam conversar com o Ministro e foram convidados a conhecer a estrutura do CCOMSOD. O Arcebispo Militar, Dom Fernando Guimarães, também foi convidado a realizar uma oração ecumênica e uma benção ao novo Centro.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter