AMAN comemora a formatura de 447 Aspirantes

Mariana Alvarenga

Persistência, dedicação e determinação marcaram os últimos cinco anos dos jovens que concluíram a Escola de Preparação do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), e, em seguida, ingressaram na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). Neste sábado (05), chegou o dia da tão sonhada formatura, quando os cadetes da AMAN se tornam Aspirantes a Oficial.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, prestigiou a solenidade acompanhado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Vice-Presidente, Hamilton Mourão. Autoridades militares e civis também compareceram ao evento, que ocorreu no Pátio Tenente Moura, da AMAN.

Em solenidade cheia de simbolismo, os 447 cadetes, da Turma 150 anos da Campanha da Tríplice Aliança, receberam a espada, símbolo da honra militar e confirmação do título de Aspirante a Oficial do Exército. Entre esses jovens, nove são de nações amigas: três de Camarões, um da Guatemala, um da Guiné-Bissau, dois de Moçambique, um do Senegal e um do Uruguai. A formatura marca a conclusão do 4º ano da Academia Militar.

“Nesta ocasião, o Exército se renova, sem se desfigurar, ao acolher em seu seio, o viço de uma juventude vibrante, transbordante de amor e fé no Brasil, que passa a integrar seu corpo de oficiais”, disse o Comandante da AMAN, General Paulo Roberto Pimentel, em seu discurso. “Conhecimentos foram sedimentados, valores internalizados e suas almas de soldados se consolidaram”, completou.

O Presidente Bolsonaro parabenizou os novos aspirantes. “A emoção que vocês sentem hoje é exatamente igual a minha há 43 anos. Foram longos quatro anos, nos quais vocês superaram os mais variados obstáculos. Isso é uma prova de que vocês podem, além da carreira militar, atingir objetivos que desejarem”, enalteceu, dirigindo-se aos formandos.

O primeiro colocado geral, Aspirante a Oficial Renan dos Santos Sant´Anna, do curso de Artilharia, recebeu a espada das mãos do Presidente, ao lado de seus familiares. Ele teve o melhor desempenho escolar em todas as áreas, bem como em atitudes.
 

Para o Aspirante, a jornada que o levou ao aspirantado iniciou bem antes do ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. “Na escola rosada, fomos inseridos à rotina militar. Um ano de muito aprendizado, quando aprendemos desde as coisas mais simples, como dobrar a manga da gandola, até os procedimentos mais complexos, como desmontar um fuzil”, descreveu.

A Casa Rosada é como a EsPCEx é popularmente chamada pelos militares, devido à coloração de sua fachada. A Escola foi construída em 1944, em estilo colonial espanhol. Gandola é a parte superior do uniforme militar, que traz sua identificação.

Espadas

As espadas foram entregues pelos padrinhos e madrinhas do novo aspirante. Orgulhosos e emocionados, os familiares abraçaram e fotografaram os jovens militares ao som da Banda Sinfônica da Academia Militar das Agulhas Negras. Com olhar entusiasmado pelo novo caminho que se inicia, eles entoaram a Canção da AMAN, prestaram continência à bandeira e marcharam em saída simbólica.

Cuidados com a Covid-19

Devido à pandemia do novo coronavírus, a presença de familiares e autoridades militares e civis foi restrita. Além disso, houve triagem dos convidados, bem como a distribuição de informativos sobre as medidas de prevenção ao patógeno. Também em razão da pandemia, o baile do aspirantado foi cancelado.

Ingresso na AMAN

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 50 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição: ser brasileiro nato, ambos os sexos; possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio.

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br.

O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do processo seletivo citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter