Dia da Bandeira é celebrado em organizações militares do Exército Brasileiro em todo o território nacional

Em várias partes do País, organizações militares do Exército Brasileiro celebraram o 19 de novembro, Dia da Bandeira. Ocasião para reverenciar um dos Símbolos Nacionais, que expressa em suas quatro cores valores como o civismo e o amor à pátria, bem como o próprio sentimento de brasilidade, aspectos tão caros à Força Terrestre.

Na capital brasileira, a solenidade cívico-militar foi realizada no Quartel-General do Exército e presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Décio Luís Schons, com a presença de outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade, o Pavilhão Nacional foi hasteado pontualmente ao meio-dia, conforme previsão regulamentar. Os participantes da cerimônia entoaram o Hino à Bandeira, de autoria de Olavo Bilac e Francisco Braga. Simultaneamente, a praça mais antiga presente, o Subtenente João Maria da Hora, do Centro de Comunicação Social do Exército, procedeu a incineração das bandeiras que se tornaram inservíveis ao uso, no ano de 2020, devido ao desgaste.

Como é tradição, representantes de escolas receberam bandeiras novas, que serão utilizadas em eventos nos estabelecimentos de ensino. Este ano, as instituições do Distrito Federal agraciadas foram a Escola Classe 1, localizada em Ceilândia, e a Escola Presbiteriana Mackenzie Brasília Internacional, sediada no Plano Piloto.

Fonte: CCOMSEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter