Comando de Operações Especiais homenageia militares pioneiros

Tenente Otavio

Nesta terça-feira (27), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, esteve no Comando de Operações Especiais para prestigiar a cerimônia de reinauguração da Alameda dos Pioneiros. No local, foram destacados os 16 militares que deram início às Operações Especiais no Exército Brasileiro, em 1957.

Na ocasião, o General de Exército Joubert de Oliveira Brízida, pioneiro 009 e recentemente falecido, foi lembrado e homenageado. Ao longo da alameda, que integra o complexo arquitetônico da organização militar desde novembro de 2011, está exposto um conjunto de 16 esculturas, representando cada pioneiro do Destacamento de Operações Especiais.

A revitalização do espaço reforça os valores, tradições e preserva o legado deixado por esses militares. Filho do pioneiro 01, Major Gilberto Antônio de Azevedo e Silva, a solenidade teve um significado especial para o Ministro Fernando Azevedo.

“Estou emocionado por tudo que vivi junto com meu pai, pois acompanhei desde criança o esforço de cada pioneiro. A revitalização da alameda eterniza a memória desses militares”, disse.

Para o Comandante do Comando de Operações Especiais, General de Brigada Gustavo Henrique Dutra Menezes, a importância do espaço está na possibilidade de unir o passado com o futuro.

“Queremos ressaltar nosso compromisso com o futuro. A Alameda dos Pioneiros está em local de passagem obrigatória de todos os integrantes da instituição para justamente lembrarmos sempre da nossa responsabilidade junto às Operações Especiais e o fortalecimento do Exército Brasileiro”, destacou o General.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter