Operação Saci – FAB e Exército realizam exercício conjunto no Rio de Janeiro

Um efetivo de 1.600 militares do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou na quarta-feira um treinamento conjunto que simula situações de guerra.

A Operação Saci será realizada até a próxima sexta-feira na Base Aérea dos Anfonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ). Oito C-130 Hércules e dois C-105 Amazonas farão o lançamento de paraquedistas e cargas. Hoje, estão previstos voos com lançamento de paraquedistas e carga. Amanhã, estão programadas missões de lançamento de material.

A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército participa do exercício com 1500 militares. Também estão envolvidos no treinamento os Esquadrões Gordo (1º/1º GT), Coral e Cascavel (1º GTT), Arara (1º/9º GAv) e Onça (1º/15º GAv).

"É um emprego em massa para que possamos atuar em conjunto em caso de necessidade real", explica o comandante da Quinta Força Aérea, brigadeiro do ar Cesar Estevam Barbosa.

O Saci, personagem conhecido do folclore brasileiro, foi escolhido para dar nome ao exercício por ser o símbolo das Operações Especiais do Exército. Ele também representa a Seção de Instrução Especial da Academia das Agulha Negras (Aman), onde são formados oficiais da Força Terrestre.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter