Exposição militar atrai centenas de pessoas na Esplanada dos Ministérios

Capitão-Tenente Fabrício Costa

A exposição militar montada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Bloco C, atraiu centenas de pessoas, neste sábado (07). Com entrada gratuita, a mostra está aberta à visitação pública até as 17h de hoje. Amanhã, último dia de exposição, o horário de funcionamento é das 9h às 17h.

No gramado, há estandes da Marinha (MB), do Exército (EB) e da Aeronáutica (FAB), além de tendas da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Bombeiros do Distrito Federal, Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR).

Estandes das Forças Armadas

No espaço destinado à Marinha, é possível tirar fotos ao lado do Míssil de Superfície A Mistral e dos veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, como o Carro Lagarta Anfíbio (CLAnF) e o Piranha. Além disso, os visitantes recebem instruções de saúde da equipe do Hospital Naval de Brasília (HNBra).

"Nós fazemos teste de Hepatite C e medimos a pressão arterial. Também orientamos sobre a saúde bucal. Apresentamos técnicas de pronto socorro e manobras de ressuscitação cardiovascular", informou a Primeiro-Tenente (médica) Aline Martins.

Quem vai ao estande do EB, pode tirar fotos com o boneco Recrutinha. Conhece de perto um Obuseiro Light Gun, diversas bombas e outros equipamentos de combate. O Coronel Rafaelle De Nardi, coordenador do local, destacou os principais atrativos da Força Terrestre no local.

"Temos aqui na Esplanada desde blindados até lançadores múltiplos de foguete, radares e diversos materiais de uso da Força. As pessoas podem conhecer nossos materiais e uniformes históricos que compõem as diversas armas do Exército", disse o militar.

No espaço destinado à FAB, as crianças podem entrar em aviões em miniatura. Ver maquetes do avião KC-390 e do caça Gripen. Conferir os equipamentos utilizados pelos aviadores e, logo em frente, assistir a uma demonstração de cães.

"Temos alguns materiais que a gente emprega no nosso dia a dia. Tanto para adestramento de cachorros como para os exercícios de campanha, como as rações e as barracas. Trazemos nossos equipamentos de combate a incêndio e uniformes de cerimonias militares", lembrou o Segundo-Tenente Alessandro Anello.

Atração à parte do desfile de 7 de setembro

Quem foi à Esplanada dos Ministérios assistir ao desfile de 7 de setembro ficou surpreso com a estrutura montada. O psicólogo Carlos Benício levou o filho, Carlos Henrique, de 4 anos.

"É interessante porque divulga tanto os equipamentos como a mentalidade militar. Há todo um fascínio em cima dessas coisas das Forças Armadas. É a primeira vez que venho à exposição. Gostei muito", garantiu.

A enfermeira Denise Gomes chegou à exposição acompanhada dos dois filhos, um de 15 e outro de 9 anos. Tirou fotos à frente das viaturas blindadas e disse que o local é inspirador.

"Maravilhoso! Pode abrir o horizonte do meu filho, que está no segundo ano do Ensino Médio. Muito legal dar oportunidade para as pessoas conhecerem e entrarem nesses veículos blindados", destacou.

Fotos: Keven Cobalchini/MD

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter