XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional será na próxima semana

Débora Sampaio

Equipes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil, professores e alunos, e cadetes das Forças Armadas estarão reunidos, de 24 a 28 de julho, para o XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN).

O evento será realizado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e contará com a participação do secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), general Joaquim Silva e Luna.

O objetivo do CADN é promover a interação entre os participantes e despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa, estimulando-os a refletirem sobre essas questões e, assim, contribuir para a consolidação de uma cultura de defesa no Brasil.

A programação do XIV CADN está dividida em duas partes: pela manhã, com a realização de palestras sobre temas voltados para segurança internacional, geopolítica, Defesa, Forças Armadas, missões de paz, Base Industrial de Defesa, entre outros; à tarde, será a vez de promover o debate sobre os artigos produzidos pelos participantes do evento.

Os integrantes das IES foram selecionados para participar do Congresso com base nos artigos científicos sobre Defesa Nacional, que lhes são exigidos no ato da inscrição. Neste ano, foram inscritas quarenta e seis equipes de IES, tendo sido selecionadas trinta e duas (um professor e cinco alunos de cada Instituição).

O evento contará com a participação de cento e noventa e dois civis, além de quinze equipes de cinco cadetes e aspirantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. No total, serão duzentos e noventa e dois congressistas.

CADN

Coordenado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), do MD, o Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional é uma atividade realizada anualmente que segue orientações da Política e da Estratégia Nacionais de Defesa. O Congresso é realizado em sistema de rodízio entre a AMAN, a Academia da Força Aérea (AFA) e a Escola Naval.

Foto: CADN/Divulgação

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter