Defesa – Assume Eva Chiavon – SG


Brasília, 26/01/2015 – O ministro da Defesa, Jacques Wagner, deu posse nesta segunda-feira à nova secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Maria Cella Dal Chiavon, que assumiu o cargo em substituição ao então secretário Ari Matos Cardoso.

Na cerimônia de posse, o ministro Jacques Wagner, nas palavras de agradecimento e boas-vindas, enalteceu as qualidades de ambos, destacando que eles carregam uma condição mais nobre para aqueles que abraçam o serviço público da nação: "se movem, trabalham e se movimentam em torno de ideais".

Eva Chiavon assume Secretaria-Geral do MD





"Doutor Ari vai carregar consigo a honrosa designação de ter sido o primeiro secretário-geral do Ministério. E a doutora Eva também carregará, quando terminada a sua missão, de ser a primeira mulher secretária-geral da Defesa", disse o ministro.



A nova secretária Eva Chiavon ressaltou o papel da Secretaria-Geral como agente articulador de inúmeras políticas públicas. "O campo de atuação e a ação articuladora da Secretaria-Geral permeiam ações governamentais, como por exemplo, as áreas de orçamento, pessoal, ensino, saúde, indústria de defesa e de desenvolvimento e proteção da Amazônia".



Eva Chiavon ainda salientou que a Secretaria-Geral impõe a necessidade de continuar a parceria com os outros ministérios na "busca de soluções viáveis que garantam ao Ministério da Defesa as condições objetivas, tanto organizacionais, quanto orçamentárias que a estatura política-estratégica do Brasil necessita".



“Cabe ressaltar que a Defesa, por sua importância, dimensão e impacto na sociedade é um dos setores estruturantes do país, em especial, nas áreas espacial, cibernética e nuclear", disse Eva Chiavon.



Ao se despedir do cargo, o secretário Ari Cardoso destacou o orgulho de ter servido à pasta desde sua fase embrionária, culminando com a consolidação da Secretaria-Geral (SG) e no aprimoramento dos mecanismos de planejamento e de coordenação, além da implementação de novas ferramentas de gestão estratégica.



Para o secretário, ações como a Lei nº 12.598, que introduziu novo incentivo à Base Industrial de Defesa e a implantação da Autoridade Certificadora de Defesa (AC-Defesa) foram algumas das principais conquistas alcançadas pelo órgão.



Nova secretária-geral



Eva Maria Cella Dal Chiavon foi secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Antes disso, exerceu o cargo de secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, de janeiro de 2007 a outubro de 2011.



Natural de Chapecó (SC), a secretária geral é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, especialista em Saúde Pública e em Planejamento Estratégico Público Participativo.



A cerimônia de transmissão de cargo da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa foi prestigiada por:

– comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, e o,
– chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general-de-exército José Carlos De Nardi.

Representando os comandantes da Marinha e da Aeronáutica, estiveram presentes o almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o tenete-brigadeiro-do-ar Nivaldo Rossato, ambos futuros comandantes da Marinha e Aeronáutica. Além de secretários do ministério e de outras pastas, oficiais-generais, e demais autoridades civis e militares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter