Seminário discute estímulos às pesquisas acadêmicas na área da Defesa

O tema defesa está cada vez mais presente no meio acadêmico nacional, estimulando a criação de grupos de discussões e a realização de pesquisas nas universidades. Para debater o crescimento da temática, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Defesa, realiza nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, o Seminário Pós-Graduação em Segurança e Defesa.

O seminário tem o objetivo de discutir as condições necessárias para a consolidação de um ambiente propício de cursos de pós-graduação voltados à segurança e defesa nacional, bem como para produção científica e tecnológica.

De acordo com o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, o ponto de partida da discussão é a análise dos recursos humanos e da infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino e pesquisa que poderão ser utilizados na formação de mestres e doutores.

O evento, direcionado a professores e pesquisadores interessados no assunto, terá apresentações sobre o estado da arte dos programas de pós-graduação civil e militar, com foco em segurança e defesa.

As apresentações serão seguidas de debates e encaminhamentos de propostas que permitam futuramente o fomento de investimentos em bolsas de estudos nacionais e internacionais.

Foram convidados como palestrantes, além de representantes da Defesa e da Capes, docentes do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e da Universidade de Brasília (UnB).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter