CCOPAB capacita 30 jornalistas para coberturas em áreas de conflito

O Estágio de Jornalista em Área de Conflito de 2014 foi encerrado na tarde do último dia 18 de julho, após cinco dias intensos de jornadas diurnas e noturnas de instrução. Promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro, a capacitação reuniu 30 profissionais de diferentes meios de comunicação de todas as regiões do país.

Durante a capacitação, os jornalistas tiveram noções básicas de minas e procedimentos em áreas suspeitas, defesa contra agentes químicos, biológicos e nucleares, progressão em área de risco, armas não letais, primeiros socorros, combate a incêndio, dentre outras.

Segundo a jornalista Ivani Shütz Martinelli, da RBS TV de Porto Alegre (RS), a capacitação vai contribuir muito para sua vida profissional como jornalista não apenas no fronte de batalha em conflitos internacionais, mas também na cobertura de protestos e manifestações.

A jornalista gaúcha destacou ainda que as situações apresentadas nas atividades práticas foram muito reais, exigindo bastante do que foi visto em sala de aula, principalmente em relação ao comportamento, atitudes e equilíbrio emocional que o profissional deve adotar numa situação de crise.

O estágio teve como principal objetivo a preparação de profissionais de mídia para exercerem suas funções em áreas onde ocorrem intervenções da ONU (Organização das Nações Unidas), com ênfase nos procedimentos de segurança pessoal e relacionamento com forças militares atuantes no terreno.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter