FAB comanda cerimônia de substituição da Bandeira Nacional

Será realizada, no próximo domingo (9), às 10h, a Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica e coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar).

A cerimônia será presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. Na solenidade, a Guarda-de-Honra será composta pela Banda de Música, Comandante e Estado-Maior, Bandeira Nacional, grupamento de Bandeiras históricas e três grupamentos compostos por militares das Unidades subordinadas ao VI Comar. Participará também da solenidade um Grupamento de Ordem Unida não Comandada e da Escola de Especialistas, além de diversas autoridades civis e militares.

Troca da Bandeira Nacional

O Pavilhão, que será hasteado ao som do Hino Nacional Brasileiro, equivale a uma área de 280m² e pesa cerca de 90kg. A Bandeira Nacional substituída é arriada somente após a substituta ser erguida no topo do mastro de 110 metros de altura.

A substituição da Bandeira Nacional, que acontece todo primeiro domingo de cada mês através do revezamento entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e as forças auxiliares do Distrito Federal, tem como objetivo despertar o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais na população brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter