Projeto Rondon inicia operações no Piauí, no Maranhão e em Tocantins

Os estados do Piauí, Maranhão e de Tocantins recebem neste mês o Projeto Rondon, que promove o desenvolvimento sustentável e o bem-estar em comunidades carentes do Brasil. A iniciativa, do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, terá início já neste fim de semana com a Operação “Velho Monge” em 20 municípios nordestinos. No final do mês, mais 17 localidades serão beneficiadas com a Operação “Portal da Amazônia”, que abrangerá as regiões Nordeste e Centro-Oeste.

A “Velho Monge” acontece de 18 de janeiro a 3 de fevereiro, no Piauí e no Maranhão. A “Portal da Amazônia” será realizada entre 25 de janeiro e 10 de fevereiro, no Maranhão e em Tocantins. Nas duas operações, participam 700 estudantes e professores universitários de 68 Instituições de Ensino Superior (IES), de 15 estados.

Durante as ações serão feitas palestras e oficinas sobre os temas de Comunicação, Saúde, Lazer, Esporte, Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Justiça. Os estudantes atuarão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior disseminação dos conhecimentos.

O Projeto Rondon proporciona o intercâmbio dos futuros profissionais com uma realidade distinta daquela existente nos seus municípios de origem, oferecendo aos alunos oportunidades de crescimento pessoal e incremento da consciência cidadã. Contribui, também, para a solução dos problemas sociais da comunidade atendida, formulando políticas públicas locais, participativas e emancipadoras.

Ações Cívico-Sociais

Nesta edição do Projeto Rondon, dois navios da Marinha do Brasil realizarão Ações Cívico-Sociais (Acisos) e de Assistência Hospitalar, voltadas às comunidades ribeirinhas dos estados do Pará e Amazonas.

A iniciativa contará com a participação de 35 estudantes e professores universitários das áreas de saúde e assistência social, que farão atendimentos médicos e odontológicos, como consultas, vacinação e exames.  

Operação “Velho Monge”

Municípios do Piauí – Água Branca, Alto Longá, Buriti dos Lopes, Guadalupe, Ilha Grande, Luzilândia, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Palmeirais, Piracuruca, São João do Arraial, São Pedro do Piauí e Sigefredo Pacheco.

Municípios do Maranhão – Aldeias Altas, Barão de Grajaú, Governador Eugênio Barros, Peritoró, São Bernardo, Senador Alexandre Costa e Timbiras,

Operação “Portal da Amazônia”

Municípios do Maranhão – Açailândia, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Itinga do Maranhão, João Lisboa, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e Senador La Roque.

Municípios de Tocantins – Axixá do Tocantins e Tocantinópolis.

 
 Serviço

 Operação Velho Monge: 18 de janeiro a 3 de fevereiro
 Cerimônia de abertura: 19 de janeiro
 Hora: 10h30
 Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil
 Endereço: Rua Governador Tibério Nunes, Bairro Cabral – Teresina (PI)

 Operação Portal da Amazônia: 25 de janeiro a 10 de fevereiro
 Cerimônia de abertura: 26 de janeiro
 Hora: 10h30
 Local: Faculdade Imperatriz (FACIMP)
 Endereço: Av. Prudente de Moraes, Bom Sucesso – Imperatriz (MA)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter