Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
Brasília, 08/08/2011 – O embaixador Celso Amorim toma posse oficialmente nesta segunda-feira no cargo de ministro de Estado da Defesa. A cerimônia acontece às 15h30, no Palácio do Planalto.
Amorim sucede o ex-ministro Nelson Jobim, que na última quinta-feira (04/08) entregou sua carta de demissão à presidenta da República, Dilma Rousseff.
Somente convidados do primeiro escalão da Administração Pública Federal irão acompanhar a posse do novo ministro da Defesa, que será realizada no Salão Nobre do Planalto, em cerimônia aberta à imprensa. O evento também será transmitido pela TV NBR.
Além de Dilma Rousseff, são esperados os chefes do poder Legislativo e Judiciário, ministros de Estado, presidentes dos tribunais superiores, governadores de estados e parlamentares.
No último sábado (06/08), Amorim encontrou-se com a presidenta Dilma e, em seguida, reuniu-se pela primeira vez com os comandantes das Forças Armadas.
Os encontros serviram para alinhar orientações e expectativas, além de propiciar ao novo ministro um primeiro contato com as questões mais prementes da pasta.
Os comandantes também fizeram uma rápida exposição dos programas e projetos prioritários nas Forças. O detalhamento desses projetos deverá ser feito em reuniões individuais posteriores com o novo ministro.
O embaixador Celso Amorim nasceu em Santos (SP) há 69 anos. Ocupou a Chancelaria brasileira no governo de Itamar Franco e nos dois mandatos do ex-presidente Lula.
Como diplomata, chefiou a Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova Iorque, entre 1995 e 1999, quando assumiu a chefia da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça. Em 2001, serviu como embaixador no Reino Unido.