Mensagem especial do Ministro da Defesa alusiva ao dia 7 de setembro

Neste ano, em que é comemorado o Bicentenário da Independência, confira a mensagem especial do Ministro da Defesa alusiva ao dia 7 de setembro.

– "Ao completarmos duzentos anos da Independência do Brasil, recordamos os desafios e as conquistas que levaram o País a ser forte, livre, soberano e respeitado na comunidade das nações.

O ato destemido do jovem Príncipe Dom Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, ladeado por soldados da cavalaria, os Dragões da Independência, hoje o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, aqui em Brasília, reflete, em nossos dias, o vigor e a determinação do Povo brasileiro. No histórico brado do Ipiranga, a sobriedade e a coragem de um líder desencadearam o inevitável destino de grandeza de nossa Nação.

São dois séculos em que nossos antepassados se dedicaram, com afinco, a superar adversidades em prol da liberdade e da busca do bem-estar da nossa gente. Nesses duzentos anos, nosso País evoluiu socioeconomicamente e desenvolveu-se, chegando a uma posição de importante ator global. Alcançou, assim, melhores condições para o seu Povo, despontando para um futuro grandioso.

Nesse processo, as Forças Armadas têm sido um sustentáculo da existência do Brasil. Combates foram travados no solo pátrio e no exterior. Batalhas foram vencidas; objetivos conquistados; a unidade e a integridade nacional preservadas; e a liberdade e a democracia defendidas. Partícipes fundamentais na construção da nacionalidade, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica unem-se, de forma indissolúvel, com o Povo brasileiro, de quem recebem a permanente e inabalável confiança.

Os brasileiros de hoje, civis e militares, homenageiam e acolhem o brado do Ipiranga, ratificando a sua expressão patriótica e reforçando o sacrifício dedicado por muitos outros heróis que, como naquele 7 de setembro de 1822, atenderam ao chamamento da Pátria e colocaram-se a serviço dela.

Orgulhoso da rica história de coragem, ânimo e superação do nosso Povo, o Ministério da Defesa junta-se a todos os brasileiros na celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, unindo nossas mãos na construção de um legado de paz, de prosperidade e de felicidade para as gerações vindouras.

Vivas à nossa Independência! Honras ao Imperador Dom Pedro I, que nos tornou uma nação livre! Bênçãos eternas aos brasileiros! Glórias ao nosso querido Brasil!"

 

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Ministro de Estado da Defesa

 

Troca da Bandeira atrai público e reforça comemorações do Bicentenário da Independência


A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, realizada neste domingo (4), a partir das 10h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi especial. A presença de muitas pessoas na solenidade reforçou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, também festejado este ano. Na próxima quarta-feira (7), a Esplanada dos Ministérios será palco do maior evento nacional, que é o desfile cívico-militar de Sete de Setembro.

O Presidente da República, o Ministro da Defesa e diversas autoridades participaram do evento. Estudantes de escolas públicas, militares, famílias de turistas e brasilienses aproveitaram o dia de sol para prestigiar a festividade. A Marinha do Brasil promoveu a substituição, que é realizada uma vez por mês, em rodízio entre as Força Armadas e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Dentre os destaques das apresentações, a Banda Marcial de Fuzileiros Navais tocou Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, uma das canções mais tradicionais do País, que exalta a Pátria e os símbolos da cultura nacional. Ao executarem a obra, os integrantes da banda posicionaram-se de maneira a formar a palavra "Brasil". O público mais distante pode observar tudo por um telão.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter