Por Rafael Paixão
Brasília (DF) – O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da 3ª edição da feira World Defense Show (WDS), de 8 a 12 de fevereiro, em Riade, na Arábia Saudita. O evento teve como foco o tema “Integração do Futuro da Defesa”, com apresentação de inovações tecnológicas nos cinco domínios operacionais: terra, mar, ar, espaço e segurança.
Estiveram na WDS cerca de 600 empresas globais da cadeia de suprimentos de defesa, incluindo companhias nacionais da Base Industrial de Defesa (BID), que ocuparam o “Pavilhão Brasil”.
De acordo com o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, a World Defense Show é uma das maiores feiras de defesa do Oriente Médio. “Em seu terceiro ano de realização, já cresceu mais de 40% ao ano, em termos de quantidade de empresas envolvidas e de estandes instalados. A presença da Secretaria de Produtos de Defesa foi importante para apoiar as empresas brasileiras em conseguir contratos importantes nesta região”, afirmou.
Os objetivos da participação do Ministério da Defesa foram sustentar os avanços diplomáticos da missão presidencial de 2023, monitorar acordos vigentes e inserir a indústria brasileira no mercado saudita, o terceiro maior orçamento de defesa do mundo, que vive um momento de expansão recorde por meio do projeto “Vision 2030”.

O evento foi realizado de forma híbrida, compreendendo exposições e demonstrações reais de capacidades tecnológicas; reuniões bilaterais de alto nível para acordos de cooperação; networking e prospecção comercial para estabelecimento de joint ventures (parcerias); e acompanhamento e monitoramento de acordos de transferência de tecnologia e compensação (offset).
…





















