Está ficando cada vez mais difícil ignorar a onda dos drones. Eles estão ficando menores, mais baratos e mais bem produzidos. O mais recente exemplo disso é o Mavic Pro, lançado nesta semana pela DJI – a fabricante é conhecida pela Phantom, uma das mais populares linhas de drones.
O Mavic Pro impressiona não apenas pelo diminuto tamanho, mas como ele foi projetado: são quatro hélices que se dobram e se encaixam dentro do corpo do drone. Fechado, ele mede 8,3 cm (altura) x 8,3 cm (largura) x 19,8 cm (comprimento). E pesa meros 734 g –mais ou menos o peso de dois tablets.
Mas o Mavic Pro também tem um bom desempenho. A câmera dele é fixa em um suporte de três eixos de estabilização, fotografa em 12 MP e filma em resolução 4K a 30 quadros por segundo ou Full HD a 96 quadros por segundo.
O drone tem velocidade máxima de voo de 64 km/h e fica no ar por até 27 minutos. Ele permite uma distância máxima de sete quilômetros entre ele e a pessoa que o controla. Falando nisso, ele pode ser controlado por smartphone ou pelo controle remoto incluso –que também é acoplado ao celular.
O anúncio vem poucos dias após a Go Pro lançar seu próprio drone dobrável, o Karma, com preço inicial de US 800 (R$ 2.580 na conversão direta).
O Mavic Pro está sendo vendido lá fora por US$ 999 (R$ 3.225). Ainda não há informações sobre venda no Brasil; os drones Phantom da DJI são importados por lojas especializadas. Um Phantom 4 hoje está na casa dos R$ 8.900 no país.