ABIMDE coordena participação brasileira na Expodefensa 2025

Espaço Brasil reúne empresas e autoridades em Bogotá

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) estará à frente da coordenação do Espaço Brasil na Expodefensa 2025, que será realizada entre 1º e 3 de dezembro, no Centro de Exposições Corferias, em Bogotá, na Colômbia. Organizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Para 2025, a organização do evento definiu como prioridades temas vinculados à cooperação entre países latino-americanos, à resposta integrada a crises, à proteção de recursos naturais, ao enfrentamento de atividades ilícitas e à segurança de infraestruturas críticas. Também serão apresentados avanços em defesa multidomínio, cibersegurança, gestão de riscos e tecnologias empregadas na proteção de fronteiras.

Segundo o Coronel Antonio Ribeiro, Diretor de Projetos da ABIMDE responsável pela coordenação do estande e pelo suporte às empresas expositoras, esses assuntos “são de interesse direto para os países da região e abrem espaço para diálogos técnicos que favorecem iniciativas de cooperação”. Ele acrescenta que “a participação brasileira atende à necessidade de ampliar interlocuções e tornar mais visível a capacidade industrial do país em áreas sensíveis e de alta complexidade”.

A participação brasileira contará com uma comitiva do Ministério da Defesa composta pela Secretária-Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas; pela Coordenadora-Geral do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernanda das Graças Corrêa; pelo Adido de Defesa e do Exército do Brasil na Colômbia, Coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro; pelo Adido Aeronáutico, Coronel Antônio Fernandes Filho; pelo Adido Naval, Capitão de Mar e Guerra Márcio Vitor Dias; e pelo Coordenador do Departamento de Promoção Comercial, Capitão de Fragata Victor Abel Rosa de Araújo.

Treze empresas brasileiras integram o espaço coordenado pela Associação, que tem atuação em áreas que abrangem sistemas aeronáuticos, munições, sensores, comunicações, tecnologia têxtil, serviços de aviação, engenharia, armamentos e soluções embarcadas, entre outras. O Espaço Brasil reunirá as empresas Ares – Aeroespacial e Defesa S.A.; Arrow Produtos Especializados do Brasil (Dupont); A.S. Avionics Services S.A.; BCA Têxtil Ltda.; CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos; Helisul Táxi Aéreo Ltda; IACIT Soluções Tecnológicas S/A; IAS – Indústria de Aviação e Serviços; IVG Brasil Ltda; M&K Assessoria, Exportadora e Importadora Ltda; Modirum | GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos Ltda; Omnisys Engenharia Ltda; e Taurus Armas S.A.

A participação brasileira na Expodefensa 2025 tem como propósito ampliar interlocuções com autoridades civis e militares da região, contribuir para o aprofundamento de projetos já iniciados e apresentar soluções desenvolvidas pelas empresas que compõem o Espaço Brasil. A programação inclui reuniões bilaterais, visitas técnicas e agendas destinadas ao alinhamento com representantes governamentais presentes na feira.

O Coronel Antonio Ribeiro ressalta que a atuação da ABIMDE na feira “favorece iniciativas de aproximação e cria condições para que as empresas brasileiras interajam com países interessados em fortalecer suas capacidades”. Ele observa que a presença coordenada “permite organizar agendas consistentes e dar visibilidade à produção nacional em um ambiente internacional de alta relevância”.

A edição anterior da Expodefensa registrou mais de dez mil participantes, 231 expositores de 29 países, 53 delegações internacionais e mais de uma centena de jornalistas credenciados. O programa incluiu conferências com especialistas, apresentações de sistemas de defesa, encontros oficiais e atividades destinadas à aproximação entre governos, forças armadas e a iniciativa privada.

Brazil Defense O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.

Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter