Guerra tecnológica entre EUA e China atrapalha planos da SK Hynix para fábrica de chips

Os planos da coreana SK Hynix de reformar uma enorme fábrica na China para tornar seus chips de memória mais eficientes estão em perigo, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters, porque autoridades norte-americanas não querem que o equipamento de última geração usado no processo de fabricação entre na China.

O potencial revés pode fazer da SK Hynix, um dos maiores fornecedores mundiais de chips de memória DRAM, a próxima vítima da luta geopolítica entre os Estados Unidos e o país asiático.

Os planos de produção da SK Hynix exigem que a empresa atualize uma instalação de produção em massa em Wuxi, China, com algumas das mais recentes máquinas de fabricação de chips de litografia ultravioleta extrema (EUV) feitas pela empresa holandesa ASML, afirmaram três pessoas com conhecimento do assunto.

Um funcionário de alto escalão da Casa Branca se recusou a comentar especificamente se as autoridades norte-americanas permitiriam que a SK Hynix trouxesse ferramentas EUV para a China. Mas ele disse à Reuters que o governo Biden continua focado em impedir a China de usar tecnologias dos EUA e aliadas, para desenvolver a fabricação de semicondutores de última geração que ajudaria a China a modernizar suas forças armadas.

A fábrica de Wuxi, na China, é decisiva para a indústria eletrônica global porque produz cerca de metade dos chips DRAM da SK Hynix, o que equivale a 15% do total global. Quaisquer mudanças importantes podem ter um impacto nos mercados globais de memória, onde a empresa de análise IDC afirma que a demanda está crescendo 19% somente em 2021.

A SK Hynix não quis comentar sobre o assunto, acrescentando que opera de forma flexível de acordo com vários ambientes de mercado e está fazendo o melhor para atender às demandas do mercado e dos clientes sem problemas.

:: Leia também:  

Governo dos EUA desencoraja Intel de fabricar chips na China – TSMC e Sony unem forças em nova fábrica de semicondutores no Japão [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter