Brasil figura como um dos países com mais ameaças cibernéticas do mundo em 2020, alerta Trend Micro

O Brasil foi um dos dez países com mais ameaças cibernéticas detectadas em outubro deste ano. É o que mostrou um relatório publicado pela Trend Micro, líder global em cibersegurança e segurança em nuvem. O estudo Fast Facts, que analisa o panorama mundial das ameaças cibernéticas, apontou o País como um dos principais alvos de ataques em mensagens disseminadas por e-mail e também arquivos maliciosos de computador (malware).

De acordo com o relatório da Trend Micro, em outubro o Brasil figurou na décima posição entre os países que mais tiveram ameaças por e-mail detectadas. Foram um total de 71,2 milhões de detecções no período. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o Brasil viu as ameaças cibernéticas por e-mail recuarem 45%. Ainda assim, no acumulado do trimestre finalizado em outubro, o País ficou nas primeiras posições no mundo com o maior número de ameaças detectadas por correio eletrônico (241,2 milhões), atrás de países como Estados Unidos, Rússia e Japão.

 

Quando avaliadas as ameaças por softwares e arquivos maliciosos (malware), o Brasil também teve grande número de ameaças detectadas no mês de outubro. De acordo com o Fast Facts, o País teve no período 2,07 milhões de arquivos maliciosos detectados, sendo o 9º principal alvo de ataques no mundo. Quando considerado o acumulado do trimestre finalizado em outubro, o Brasil registrou um crescimento de 59% nas incidências de malware quando comparado com o mesmo período do ano passado.

 

A Trend Micro destacou no estudo que a despeito da pandemia causada pelo novo coronavírus, as detecções às ameaças cibernéticas continuam em alta em 2020. A companhia ressalta ainda que os atacantes seguem tirando vantagem do surto causado pelo vírus em suas tentativas de comprometer a integridade das informações de usuários e empresas em todo o mundo. Globalmente, foram bloqueadas em outubro um total de 6,8 bilhões de ameaças cibernéticas, alta de 2,2% em comparação ao mês de setembro. Dentre as principais ameaças estão mensagens de Spam, Ransomware e Malware, entre outras.

 

O relatório Fast Facts é divulgado pela equipe de pesquisa da Trend Micro com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças baseado na solução Trend Micro Smart Protection Network (SPN), que analisa a infraestrutura de segurança de dados. Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN). 

 

Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda o mundo a ter mais segurança na troca de informações digitais. Com mais de 30 anos de experiência em segurança da informação, pesquisa de combate a ameaças globais e de inovação contínua, a Trend Micro promove resiliência para negócios, governos e consumidores com soluções para cloud computing, workloads, endpoints, e-mails, Internet Industrial das Coisas (IIoT) e redes. Com mais de 6.700 colaboradores, em 65 países, e a pesquisa e inteligência de ameaças globais mais avançadas do mundo, a Trend Micro permite que as organizações protejam seu mundo conectado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter