Exército e Universidade Federal de Pernambuco assinam acordo para ações de Defesa Cibernética

Incrementar as ações para a defesa cibernética é o objetivo principal do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre o Exército Brasileiro e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no dia 3 de junho, em solenidade realizada no anfiteatro do Centro de Informática da instituição federal de ensino, em Recife.

Os signatários do Termo foram o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e o Comandante de Defesa Cibernética, o General de Divisão Guido Amin Naves. O objetivo da parceria é executar a primeira fase do projeto “Observatório de Defesa Cibernética: Especificação e Requisitos”.

A iniciativa faz parte de um dos projetos que compõem o Programa de Defesa Cibernética na Defesa Nacional (PDCDN), comandada de forma conjunta pelas três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), e busca promover interoperabilidade entre elas no que se refere à potencialização da defesa cibernética nacional.

O Observatório de Defesa Cibernética criará um espaço virtual colaborativo que induzirá a interação entre os meios acadêmicos, empresarial e militar, promovendo, assim, articulações e benefícios à sociedade, uma vez que contribuirá com a disseminação do conhecimento acerca do setor cibernético e posicionará o Brasil na vanguarda dessa área.

O projeto será executado nas dependências do Centro de Informática da UFPE e terá um prazo de 12 meses, a contar da descentralização dos recursos financeiros para a Universidade.

A equipe de trabalho será constituída de militares do Comando de Defesa Cibernética e por professores da UFPE. A defesa cibernética do Brasil é uma atribuição do Exército, responsabilidade definida na Estratégia Nacional de Defesa. O General Amin visualiza a parceria “com grande entusiasmo, incluindo a possibilidade de ampliação da cooperação no campo da pesquisa científica”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter