brasileiros correm risco de invasões cibernéticas durante grandes eventos

A segurança virtual é um dos principais temas no radar das organizações de grandes eventos como os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo e o Super Bowl.

Com a aglomeração de pessoas em estádios, hotéis e restaurantes, o trabalho dos cibercriminosos se torna mais fácil e lucrativo – ainda mais se considerarmos que 65% dos brasileiros não usa uma VPN (Rede Particular Virtual, que protege os dados durante a navegação) quando acessam redes Wi-Fi públicas, de acordo com uma pesquisa da Norton. Além disso, os dados apontam que apenas 36% dos brasileiros sabem diferenciar uma rede segura de uma rede maliciosa.
 
“Os cibercriminosos encontram nesses eventos a oportunidade de maximizar o impacto dos seus ataques. Ao implantar um malware em uma rede aberta, por exemplo, eles podem infectar um número muito grande de pessoas. Caso os usuários não tenham prudência e se protejam contra essas armadilhas, seus dados pessoais podem ser roubados e utilizados para prejudicá-los financeiramente, hackear suas redes sociais e muito mais”, diz Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton. “Redes de hotéis e restaurantes transmitem a falsa sensação de segurança, mas o usuário não deve se enganar – essas redes também podem ser facilmente invadidas”, alerta o executivo.
 
Além de utilizar uma VPN, a Norton recomenda que os usuários sigam as seguintes recomendações ao utilizar uma rede Wi-Fi pública:
 
·Nunca acesse o internet banking ou faça compras;
·Abra apenas páginas que começam com “https” e evite sites que começam com “http”. Sites que começam com https são criptografados, o que adiciona uma camada extra de segurança e torna a sua navegação mais segura. Os sites apenas com http deixam o tráfego visível para os hackers que estão bisbilhotando na rede;
·Configure seus dispositivos para que não conectem automaticamente à uma rede Wi-Fi. Isso evitará que eles se conectem a redes desconhecidas sem o seu consentimento.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter