Mercadante diz que pedirá a hackers ajuda para melhorar sites do governo

Robson Bonin

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça (28), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que estuda organizar um “Hacker's Day” para reunir jovens com conhecimento em informática para discutir formas de aprimorar a tecnologia dos sites do governo, alvo de ataques virtuais nos últimos dias.

“Vejo que ganhou muita repercussão o que eu disse ontem e quero dizer que vou organizar um ‘Hacker's Day’. Quero fazer um encontro para aprimorar o portal do nosso ministério e vou lançar programa para pensar o MCT e pedir ajuda deles. Esses jovens são talentosos e se dispõem a participar de um ‘Hacker's Day’”, afirmou Mercadante.

O ministro participa de reunião na CAE destinada a tratar das denúncias relacionadas ao suposto envolvimento dele com o caso dos “aloprados”, como ficou conhecido o episódio envolvendo a compra por petistas de um suposto dossiê, em 2006, contra o ex-governador de São Paulo, José Serra. Segundo reportagem da revista "Veja", Mercadante seria um dos "mentores" do episódio, o que ele nega.

O ministro citou os últimos ataques de hackers contra sites de órgãos do governo brasileiro para afirmar que a experiência serviu de alerta para mostrar que o país precisa investir em tecnologia para aprimorar a segurança cibernética.

“Esse episódio mostrou que o Brasil precisa se precaver, foi um recado importante para a gente se preparar, para investir mais em tecnologia e vejo que essa juventude é muito dinâmica, vejo projetos e garagem, é conhecimento novo que temos que dialogar”, disse Mercadante.

Mercadante se limitou a dizer que “irá preparar” o evento com hackers. O ministro não deu detalhes do evento nem especificou prazo para que ele seja realizado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter