COBERTURA ESPECIAL - Culminating - Defesa

14 de Janeiro, 2021 - 00:30 ( Brasília )

Operação Culminating contribuirá para aperfeiçoamento tático de militares brasileiros



Por Mariana Alvarenga
com informações da CECOMSAER e do CComSEx

 
Brasília, 13/01/2021 – Na próxima semana, 203 militares do Exército e 21 da Força Aérea iniciarão o treinamento Operação Culminating, em Lousiana, nos Estados Unidos. Eles se juntam a cerca de 5 mil civis e militares americanos participarão da atividade.
 
O exercício conjunto será no Centro Conjunto de Treinamento para a Prontidão, em inglês, Joint Readiness Training Center (JRTC), em Fort Polk, quando terão a oportunidade de aprimorar técnicas de paraquedismo. No treinamento, as tropas executarão três tipos de operações: ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências. Também participarão de operações aeroterrestres, aeromóveis e urbanas.
 
Os militares do Exército fazem parte da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) e do Comando de Operações Terrestres (COTER). Eles estão em Lousiana desde 3 de janeiro, cumprindo protocolos de isolamento da pandemia do novo coronavírus.  Durante esse período, recebem instruções e fazem treinamento físico militar, entre outras atividades.

O Chefe da delegação da Operação Culminating, Coronel Mauricio Valença da Cruz, do Exército, afirmou que a expectativa é que “a missão seja o início de uma série de exercícios que contribuirão para o aperfeiçoamento do sistema de prontidão operacional, o desenvolvimento da doutrina militar terrestre e o fortalecimento de laços com o exército americano”.

Ele disse ainda que a Operação é uma oportunidade de estreitar laços com o exército americano. “A missão propiciará a elaboração e revisão de diversos produtos doutrinários, como manuais de campanha, cadernos de instrução e quadros de organização de organizações militares”, ressaltou.

Os militares da Força Aérea que participarão da Operação fazem parte do Esquadrão Zeus, unidade militar sediada em na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Eles desembarcaram nos Estados Unidos nesta terça-feira (12), a bordo da aeronave KC-390 Millenium, que será utilizada no exercício conjunto com aviões de outros Forças Aéreas.

Segundo o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, para participar da Operação Culminating, em solo americano, houve preparação prática e teórica. “Na parte teórica, tivemos um foco grande na fraseologia em inglês usada em cenários de conflito. Além disso, treinamos navegação tática, que é locomoção utilizando mapa para chegar em um ponto em horário específico”, explicou. A parte prática abrangeu lançamentos de paraquedistas e formação de pilotos pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). 


 

Tropa da Infantaria Pára-quedista em exercício em Fort Polk



Exercício conjunto

O exercício conjunto, que ocorrerá entre 18 de janeiro e 21 de fevereiro, envolve tropas aeroterrestres do Brasil e dos Estados Unidos, em intercâmbio entre as nações. A Operação Culminating finaliza o Plano Conjunto de atividades realizadas entre os dois países ao longo de cinco anos.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


DC Storm

DC Storm

Última atualização 22 JAN, 17:00

MAIS LIDAS

Culminating