COBERTURA ESPECIAL - Culminating - Terrestre

01 de Outubro, 2020 - 11:11 ( Brasília )

Subunidade paraquedista encerra exercício de adestramento na AMAN com atividade de tiro real no terreno


Na 5ª fase do exercício no terreno denominado Operação Arroio VII, a Subunidade Culminating, originada da Brigada de Infantaria Pára-quedista, executou, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), entre os dias 24 a 27 de setembro, a atividade de tiro real Live Fire nível subunidade.

A ação marcou o término de um período de 14 dias de atividades em campo e começou com o recebimento da missão, o planejamento e a emissão de ordens. Em seguida, a SU Culminating realizou os ensaios em seco e com festim, utilizando os Dispositivos de Simulação e Engajamento Tático (DSET), do ataque a uma posição defensiva inimiga. Tais ensaios visaram ao preparo para a efetivação, no último dia, do tiro real, inserido num contexto tático e com todos os meios orgânicos da companhia, que é formada por 3 Pelotões de Fuzileiros, um Pelotão de Apoio e uma Seção de Comando.

O adestramento da Companhia Culminating conta com o apoio do Centro de Adestramento Leste (CA - Leste). O treinamento que tem sido executado ao longo desse período representa um passo significativo para o aperfeiçoamento do preparo da Força Terrestre, uma vez que o conhecimento e a experiência adquiridos no preparo da SU Culminating contribuirão para o processos de certificação das tropas inseridas no Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), conduzido pela Chefia do Preparo da Força Terrestre do Comando de Operações Terrestres (COTER).

A próxima etapa será o Home Station Training. Ela ocorrerá em novembro e contará com a presença de militares do Joint Readiness Training Center (JRTC), que acompanharão o nível de adestramento da companhia no final do processo de treinamento. A atividade visa ultimar a preparação para o exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América (US Army), que será concretizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, no JRTC, em Fort Polk, nos Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre os 2 países e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de 5 anos.


VEJA MAIS