COBERTURA ESPECIAL - Culminating - Terrestre

25 de Setembro, 2020 - 11:55 ( Brasília )

Adestramento de subunidade paraquedista conta com infiltração aeromóvel e estabilização de localidade


a 3ª e na 4ª fases do exercício no terreno Operação Arroio VII, a Subunidade (SU) Culminating, oriunda da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), realizou, no município de São José do Barreiro, no estado de São Paulo, uma infiltração aeromóvel. Posteriormente, ocorreram a ocupação e a estabilização de localidade, além da neutralização de forças oponentes dentro do território do próprio inimigo. Essas fases ocorreram de 19 a 23 de setembro.

A infiltração aeromóvel (3ª fase) contou com os helicópteros militares HM-1 (Pantera) e HM-3 (Cougar), que se deslocaram da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) até a orla de São José do Barreiro. Após a infiltração, a SU Culminating iniciou a ocupação da cidade, encontrando e neutralizando pontos de resistência da força oponente ao longo da investida.

 

Após conquistar os objetivos, a SU Culminating passou para a 4ª fase, caracterizada pela estabilização e desmilitarização de São José do Barreiro. Nesse período, a Direção do Exercício (DIREx), formada pela Bda Inf Pqdt e pelo Centro de Adestramento Leste (CA Leste), impôs à força adestrada uma série de problemas militares simulados (PMS), como reuniões com lideranças locais e coletiva de imprensa. O comandante da SU Culminating foi posto à prova, demonstrando desenvoltura tanto no trato com os participantes da reunião de lideranças e da coletiva de imprensa, quanto no idioma inglês.

A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste, além de promover in loco a divulgação institucional, realizou a assessoria de imprensa à SU Culminating, de modo a preparar melhor o seu comandante para as situações simuladas que, porventura, possam ocorrer.

A atividade visa à preparação para o exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América (US Army), que será concretizado em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre os dois países e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de cinco anos.


VEJA MAIS