COBERTURA ESPECIAL - cstm - Tecnologia

29 de Novembro, 2021 - 20:00 ( Brasília )

AEL Sistemas apresentou Sistema de Comando e Controle na CSTM





A AEL Sistemas esteve presente na Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), em Brasília-DF, apresentando o Torch-X, um Sistema de Comando e Controle Multi-domínio, aéreo, terrestre, naval e desembarcado, desenvolvido segundo os princípios de guerra centrada em redes. A solução permite a interoperabilidade de ações entre tropas e a redução substancial do tempo de tomada de decisão por parte do comando nas operações.

A ferramenta, que foi demonstrada na Operação Meridiano no início de novembro, permite que o comando de uma operação tenha uma figura operacional conjunta, com base em informações de localização de suas tropas e equipamentos de defesa, bem como o posicionamento do inimigo e munição disponível.

Trata-se de solução de comando e controle que conta com Inteligência Artificial, proporcionando auxílio na tomada de decisões e a interoperabilidade, dentro de um cenário no qual todos os elementos envolvidos têm as mesmas informações, em tempo real, sobre a situação operacional. O Torch-X é constituído do tablet militar Raptor e do Rádio do Soldado PNR-1000, que fornece consciência situacional para pequenas frações.

O Sistema também conta com computadores táticos ETC MK7, com o software Torch-X embarcado, possibilitando as comunicações tanto com as tropas desembarcadas com o comando da missão.

"Com este sistema, é possível estabelecer uma operação envolvendo os meios terrestres, aéreos e navais, otimizando os recursos e definindo estratégias mais eficientes no teatro de operações", destaca José Eduardo Klippel, diretor da AEL Sistemas.

Ele destaca que adicionalmente, foi apresentado o Skytouch, uma mesa tática multi touch de comando para operações multi domínio. O skytouch permite ao comandante da operação designar alvos, emitir ordens, e o acompanhamento de operações complexas em tempo real com visualizações 2D e 3D.

A AEL Sistemas também apresentou o sistema termal para aquisição de alvos Coral-CR, equipamento em uso no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON). Este equipamento oferece a possibilidade de observação diurna e noturna do campo de batalha e designação de alvos, bem como a transmissão de vídeos digitais em tempo real para o PC, por meio do Rádio tático E-Lynx V/UHF.

Sobre a AEL Sistemas

A AEL Sistemas é uma empresa brasileira que se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Atualmente, participa do desenvolvimento de diversos Projetos Estratégicos das Forças Armadas do Brasil. Considerada um centro de excelência em tecnologia de defesa, desde 2001, a AEL SISTEMAS S.A. faz parte do grupo Elbit Systems, líder mundial no segmento de defesa.



VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 28 JAN, 16:50

MAIS LIDAS

cstm