AEL Sistemas apresentou Sistema de Comando e Controle na CSTM

A AEL Sistemas esteve presente na Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), em Brasília-DF, apresentando o Torch-X, um Sistema de Comando e Controle Multi-domínio, aéreo, terrestre, naval e desembarcado, desenvolvido segundo os princípios de guerra centrada em redes. A solução permite a interoperabilidade de ações entre tropas e a redução substancial do tempo de tomada de decisão por parte do comando nas operações.

A ferramenta, que foi demonstrada na Operação Meridiano no início de novembro, permite que o comando de uma operação tenha uma figura operacional conjunta, com base em informações de localização de suas tropas e equipamentos de defesa, bem como o posicionamento do inimigo e munição disponível.

Trata-se de solução de comando e controle que conta com Inteligência Artificial, proporcionando auxílio na tomada de decisões e a interoperabilidade, dentro de um cenário no qual todos os elementos envolvidos têm as mesmas informações, em tempo real, sobre a situação operacional. O Torch-X é constituído do tablet militar Raptor e do Rádio do Soldado PNR-1000, que fornece consciência situacional para pequenas frações.

O Sistema também conta com computadores táticos ETC MK7, com o software Torch-X embarcado, possibilitando as comunicações tanto com as tropas desembarcadas com o comando da missão.

"Com este sistema, é possível estabelecer uma operação envolvendo os meios terrestres, aéreos e navais, otimizando os recursos e definindo estratégias mais eficientes no teatro de operações", destaca José Eduardo Klippel, diretor da AEL Sistemas.

Ele destaca que adicionalmente, foi apresentado o Skytouch, uma mesa tática multi touch de comando para operações multi domínio. O skytouch permite ao comandante da operação designar alvos, emitir ordens, e o acompanhamento de operações complexas em tempo real com visualizações 2D e 3D.

A AEL Sistemas também apresentou o sistema termal para aquisição de alvos Coral-CR, equipamento em uso no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON). Este equipamento oferece a possibilidade de observação diurna e noturna do campo de batalha e designação de alvos, bem como a transmissão de vídeos digitais em tempo real para o PC, por meio do Rádio tático E-Lynx V/UHF.

Sobre a AEL Sistemas

A AEL Sistemas é uma empresa brasileira que se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Atualmente, participa do desenvolvimento de diversos Projetos Estratégicos das Forças Armadas do Brasil. Considerada um centro de excelência em tecnologia de defesa, desde 2001, a AEL SISTEMAS S.A. faz parte do grupo Elbit Systems, líder mundial no segmento de defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter