EUA cria comissão para avaliar seus erros no Afeganistão

O Congresso dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira (15) a favor do estabelecimento de uma comissão para avaliar os erros cometidos na guerra de 20 anos no Afeganistão, após a vitória do Talibã. A comissão faz parte de um pacote de defesa anual de US$ 768 bilhões amplamente aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Representantes.

O presidente Joe Biden, que retirou as tropas americanas do Afeganistão em agosto, encerrando a guerra mais longa da história dos Estados Unidos, deve assinar a Lei de Autorização de Defesa Nacional nos próximos dias.

A Comissão sobre o Afeganistão incluirá 16 membros nomeados pelos dois principais partidos, e terá um ano a partir de sua primeira reunião para emitir um relatório inicial, e três anos de duração total.

"A Comissão irá realizar uma avaliação abrangente da guerra no Afeganistão e fazer recomendações para informar as operações futuras com lições estratégicas e táticas aprendidas, incluindo o impacto do aumento e diminuição de tropas e prazos estabelecidos", diz a legislação.

A comissão também analisará a decisão de George W. Bush de iniciar a guerra, bem como a política americana para o Afeganistão antes de 2001.

O projeto de lei aumenta os gastos com defesa dos Estados Unidos em US$ 28 bilhões em relação ao ano passado, a maior parte desses gastos não solicitados pelo governo Biden. Também inclui um aumento salarial de 2,7% para militares e trabalhadores civis do Departamento de Defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter