COBERTURA ESPECIAL - Crise - Geopolítica

23 de Agosto, 2021 - 09:30 ( Brasília )

EUA convocam aéreas comerciais para transportar os que deixaram o Afeganistão


Os Estados Unidos ordenaram neste domingo que seis companhias aéreas comerciais ajudem a transportar pessoas retiradas do Afeganistão, enquanto Washington busca acelerar o ritmo de partidas de americanos e afegãos em risco em Cabul.

O Pentágono convocou neste domingo 18 jatos comerciais da United Airlines, American Airlines, Delta Air e outras.

Os aviões não voarão para Cabul, sendo usados ??para transportar pessoas que já deixaram o Afeganistão, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

A medida destaca a dificuldade de Washington em realizar o transporte de cidadãos americanos e afegãos em risco, após a rápida tomada de controle pelo Taliban.

Milhares de pessoas permaneceram do lado de fora do aeroporto internacional de Cabul neste domingo, na esperança de serem retiradas do país.

"Precisamos de mais aviões", disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ao programa "Face the Nation" da CBS News.

Já Kirby descreveu a ação como o estágio 1 do programa, sugerindo que mais aeronaves comerciais poderiam ser usadas.

A American Airlines, a Atlas Air, a Delta Air Lines e a Omni Air fornecerão três aviões cada, Hawaiian Airlines outros dois, e a United Airlines mais quatro.

Esta seria apenas a terceira vez que os Estados Unidos ativariam a "Frota Aérea da Reserva Civil".

O primeiro foi durante a Guerra do Golfo (agosto de 1990 a maio de 1991) e depois durante a preparação e invasão do Iraque (fevereiro de 2002 a junho de 2003).


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 17 SET, 11:11

MAIS LIDAS

Crise