Marinha dos EUA faz disparos de alerta após encontro com embarcações iranianas

Um navio militar dos Estados Unidos disparou tiros de alerta após três embarcações da Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGCN) se aproximarem da embarcação norte-americana e de um outro barco de patrulha dos EUA no Golfo, anunciaram os militares dos EUA nesta terça-feira.

Embora autoridades tenham dito que é muito cedo para discernir a motivação exata das forças iranianas, no passado geralmente tais incidentes são vistos como conduzidos por comandantes locais, ao invés de importantes líderes iranianos.

"As tripulações norte-americanas emitiram múltiplos alertas via rádio direto e dispositivos alto-falantes, mas as embarcações da IRGCN continuaram a fazer suas manobras a curta distância", diz a nota das Forças Armadas. "A tripulação do Firebolt então disparou tiros de alerta, e as embarcações da IRGCN se afastaram para uma distância segura das embarcações dos EUA", diz o comunicado, utilizando o nome do barco de patrulha da Marinha norte-americana.

A embarcação costeira de ataque iraniana chegou a cerca de 62 metros de distância das embarcações norte-americanas durante o incidente, que aconteceu na segunda-feira em águas internacionais no norte do Golfo.

O incidente acontece enquanto potências globais buscam com o Irã acelerar as iniciativas para trazer Washington e Teerã de volta ao cumprimento do acordo nuclear de 2015, e os Estados Unidos já tranquilizaram seus aliados do Golfo Árabe sobre o status das negociações.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter