Declaração do Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba


Declaração do Ministério de Relações Exteriores
da República de Cuba

Setores de direita representantes da oligarquia, em conluio com a imprensa reacionária do Brasil, apoiados abertamente pelas transnacionais da comunicação e o imperialismo, têm consumado, na Câmara de Deputados desse país, o primeiro passo do que constitui um golpe de estado parlamentar contra o governo legítimo do Partido dos Trabalhadores (PT) e a Presidente Dilma Rousseff, que há meses se vem fraguando.

Trata-se de um ataque baseado em acusações sem provas nem fundamentos legais contra a democracia brasileira e contra a legitimidade de um governo eleito nas urnas pela maioria do povo, como tem sido denunciado pela própria mandatária, pelo ex-presidente e líder do PT Luiz Inácio “Lula” da Silva e por nu¬merosos dirigentes de partidos políticos de esquerda e movimentos sociais brasileiros.

Desde 2003, ano em que assumiu o primeiro governo do Partido dos Trabalhadores, chefiado por Lula, foram implementados no Brasil importantes programas sociais com um alto impacto na população menos favorecida. Segundo o Banco Mundial, 25 milhões de brasileiros deixaram de viver na pobreza graças a programas como “Bolsa Família”; “Minha Casa, Minha Vida”; “Mais Médicos” e “Fome Zero”. O Brasil se tornou um influente ator internacional, defensor das causas justas e promotor da unidade e a integração latino-americana e caribenha.

A oposição golpista procura fechar o ciclo de governos populares do Partido dos Trabalhadores e com isso dar cabo das conquistas so¬ciais atingidas pelo povo brasileiro, implantar um governo neo¬li¬beral que permita a pilhagem por parte das grandes empresas transnacionais das riquezas naturais desse irmão país latino-americano, nomeadamente suas imensas reservas de petróleo, minerais, água e biodiversidade, e que subordine sua política externa aos interesses hegemônicos imperialistas.

Este golpe contra a democracia brasileira faz parte da contra-ofensiva reacionária da oligarquia e do imperialismo contra a integração latino-americana e os processos progressistas da região. Da mesma forma, vai encaminhado também contra os países do chamado grupo BRICS, que constituem um conjunto de poderosas economias que têm desafiado a hegemonia do dólar estadunidense.

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba condena energicamente o golpe de estado parlamentar que está em andamento no Brasil e apoia resolutamente o povo e o legítimo governo desse país irmão, bem como à Presidente Dilma Rousseff, em defesa dos avanços políticos e econômicos e os progressos sociais alcançados durante os governos do Partido dos Trabalhadores.

Havana, 17 de abril de 2016.

Matéria Relacionada
 

CRISE – CUBA Defende os companheiros Lula e Dilma Link

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter