COBERTURA ESPECIAL - Crise - Geopolítica

02 de Julho, 2015 - 15:30 ( Brasília )

Rússia diz que a nova estratégia militar dos EUA é de confronto





A Rússia disse nesta quinta-feira que a nova estratégia militar dos Estados Unidos é de confronto e não ajudará a melhorar as relações com Moscou, que estão tensas pela crise na Ucrânia.

A estratégia, divulgada pelo Pentágono na quarta-feira, assinala que a Rússia vem demonstrando repetidamente que não respeita a soberania dos vizinhos e está disposta a usar a força para atingir seus objetivos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, lamentou o conteúdo do documento e disse que indica uma "atitude de confronto, desprovida de qualquer objetividade para com o nosso país".

"Claro que isso dificilmente irá contribuir com as tentativas de orientar as relações bilaterais no sentido da normalização", disse ele a jornalistas durante uma teleconferência.

As relações entre Moscou e países ocidentais estão em seu ponto mais baixo desde o fim da Guerra Fria, principalmente por conta da crise na Ucrânia.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções à Rússia depois que o país anexou a península ucraniana da Crimeia, no ano passado, e a acusam de fornecer armas e soldados aos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Segundo o texto da nova estratégia militar nacional dos Estados Unidos, “as ações militares da Rússia estão minando a segurança regional diretamente e por meio de forças que atuam por procuração".

A Rússia nega estar enviando tropas e armas para os separatistas da Ucrânia, em um conflito no qual mais de 6.400 pessoas foram mortas, e acusa países ocidentais de terem tramado um golpe de Estado para derrubar o presidente ucraniano que era apoiado por Moscou, em fevereiro de 2014.


Notas DefesaNet

Você pode baixar o documento na íntegra através do link - The National Military Strategy  of the United States of America 2015 - The United States Military’s Contribution To National Security - June 2015

Veja o artigo da A Estratégia Militar Nacional, divulgada pelo Pentágono

Português

EUA - Nova Estratégia Militar Nacional (Link)

Inglês

US DoD released on 1st july the new National Military Strategy (Link)



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 12 AGO, 11:45

MAIS LIDAS

Crise