Marinha atua no sul do Estado do Rio de Janeiro após as fortes chuvas

Militares e embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis) e da Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) estão, desde o dia 31 de março, atuando em apoio às prefeituras locais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Ainda na noite de quinta-feira (31), militares da AgParaty foram acionados pela Prefeitura da cidade para transportar para locais seguros moradores que ficaram desabrigados. Na madrugada de sábado (2), quando houve uma maior incidência e intensidade de chuvas, foram constatados deslizamentos e alagamentos que afetaram, principalmente, as regiões de Monsuaba, em Angra dos Reis, e de Ponta Negra e Praia do Sono, adjacentes a Paraty.

No mesmo dia, uma embarcação da DelAReis foi deslocada para transportar agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em função dos deslizamentos, os agentes ficaram impossibilitados de se deslocarem por via terrestre de Angra a Mangaratiba.

Neste domingo (3), a DelAReis apoiou logisticamente o CBMERJ, com transporte de pessoal e material para a Praia Vermelha, em Ilha Grande, além de prestar suporte para a desobstrução de vias dentro de Angra dos Reis. Para a realização das ações, a DelAReis conta com aproximadamente 20 militares, uma Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha e duas viaturas.

O Delegado da Capitania dos Portos em Angra dos Reis, Capitão de Corveta Diego Faria Franca, e o Agente da Capitania dos Portos em Paraty, Capitão-Tenente Arnaldo Amirato Dias, explicam no vídeo como está sendo o apoio dado pelas Organizações Militares da Marinha na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Em apoio à Prefeitura de Paraty, à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, duas equipes de Busca e Salvamento da AgParaty foram empregadas em embarcações de grande porte, cedidas por membros da comunidade marítima para translado de pessoal, material e suprimentos, que foram levados à praia de Ponta Negra.

Paralelamente, o Agente da Capitania dos Portos em Paraty, em conjunto com as autoridades locais, compôs o gabinete de crise instaurado pela Prefeitura de Paraty, no qual coordena a navegação das embarcações que prestam apoio, transmitindo informações meteorológicas e sobre as condições de maré, com o intuito de contribuir para a segurança da navegação.

Sobrevoo de reconhecimento

Nesta segunda-feira (4) pela manhã, a aeronave SH-16, da Marinha do Brasil, transportou o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, até a cidade de Angra dos Reis, para sobrevoo e avaliação da situação das áreas atingidas.

O Ministério da Defesa, por intermédio das Forças Armadas, mobiliza-se nas ações de apoio à Defesa Civil na região de Angra dos Reis. A operação integra esforço do governo federal em resposta às fortes chuvas que atingiram os municípios fluminenses.

Até hoje, a Defesa Civil Nacional contabilizou dez óbitos, em Angra dos Reis, e seis óbitos em Paraty. Ontem (3), foi publicada portaria do Governo Federal reconhecendo a situação de emergência no município.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter