Indústria de Defesa da China segunda do mundo

(Estocolmo, 27 de janeiro de 2020) Novas pesquisas do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI) sugerem que a China é o segundo maior produtor de armas do mundo, atrás dos Estados Unidos, mas à frente da Rússia. Esta pesquisa representa a imagem mais abrangente da produção de armas das empresas chinesas até o momento.

No passado, uma falta de transparência significava que o valor das vendas de armas das empresas chinesas era desconhecido ou difícil de estimar com segurança. Por esse motivo, o SIPRI Top 100 – um ranking anual das 100 maiores empresas produtoras de armas e serviços militares do mundo – até agora não conseguiu incluir empresas chinesas de armas.

 

Avanços em estimativas confiáveis

O SIPRI rastreou informações de 2015 a 17 sobre o valor da venda de armas pelas principais empresas chinesas de armas. A pesquisa analisa quatro empresas para as quais informações financeiras confiáveis ??estão disponíveis. As empresas abrangem três setores de produção de armas convencionais: aeroespacial, eletrônica e sistemas terrestres. Com o aumento dos dados disponíveis sobre essas empresas, agora é possível desenvolver estimativas razoavelmente confiáveis ??da escala da indústria de armas chinesa.

 

 o Gongji-11 (GJ-11) drone de ataque “stealth”, capaz de atingir alvos estratégicos sem ser detectado foi apresentado no desfile militar dos 70 anos da fundação da República Popular da China

A China tem alguns dos maiores produtores de armas do mundo

Com base nas vendas estimadas de armas em 2015–17, as quatro principais empresas de armas chinesas escolhidas para o estudo agora podem finalmente ser comparadas com as principais empresas de armas do resto do mundo.

Em 2017, das 20 maiores empresas do SIPRI Top 100, 11 estavam baseadas nos EUA, 6 na Europa Ocidental e 3 na Rússia. Se as quatro empresas chinesas de armas investigadas no estudo fossem incluídas no Top 100, todas elas figurariam entre as 20 primeiras, com vendas estimadas combinadas de armas totalizando US $ 54,1 bilhões. Três das empresas seriam classificadas no top 10.

A maior das empresas chinesas é a Avic Industry Corporation of China (AVIC), que com vendas de armas totalizando US $ 20,1 bilhões, seria a sexta maior do mundo. A China North Industries Group Corporation (NORINCO), que ocuparia o oitavo lugar no Top 100 com vendas de 17,2 bilhões de dólares, é de fato o maior produtor mundial de sistemas terrestres.

O Dongfeng-41 ou "Vento Leste" pode alcançar qualquer parte do mundo em voo de 30 minutos

Produção de armas mais especializada

Ao contrário da maioria dos outros grandes produtores mundiais de armas, as empresas chinesas de armas se especializam principalmente em um setor de produção de armas, por exemplo, a AVIC produz principalmente aeronaves e aviônicos. A maioria das grandes empresas de armas não chinesas produz uma gama mais ampla de produtos militares em diferentes setores – abrangendo aeroespacial, sistemas terrestres e construção naval dentro de uma empresa (Nota DefesaNet – Caso da Lockheed Martin e BAE Systems)

Nota DefesaNet

Para uma visão atualizada dos equipamentos chineses.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter