Grupo Humaitá participa de exercício de adestramento avançado

No período de 27 de setembro a 1º de outubro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), “Grupo Humaitá”, participou da “Operação Coxilha 2021”, realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

O exercício do período de adestramento avançado cumpriu os seguintes objetivos: deslocar e concentrar/desmobilizar meios para a operação em segurança; adestrar os subsistemas de artilharia realizando o tiro real com as recém-recebidas VBCO AP M109 A5 155mm; planejar, coordenar e capacitar a Bateria de Obuses FORPRON (Força de Prontidão) do Grupo para o cumprimento das missões de combate; e permitir à Bateria de Comando instalar e operar o Posto de Comando no terreno.

 

Durante a realização do exercício, foram executados tiros iluminativos, explosivos e fumígenos e análise pós-ação (APA) parcial na base do 29º GAC AP, além de missões do tipo “hora no alvo” (HNA).

 

A operação foi coordenada pela Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército e contou com a participação dos Grupos de Artilharia de Campanha e pelotões de morteiro pesado, orgânicos das 3ª e 6ª Divisões de Exército. Todas as medidas de prevenção à covid-19 foram observadas durante a atividade.

Inspeção do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

No dia 5 de outubro, o Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda Cav Mec), General de Brigada Marcelo Rocha Lima, acompanhado do seu Adjunto de Comando Subtenente Paulo André de Farias da Silva, inspecionou o 9º Batalhão Logístico (9º B Log) "Batalhão Cidade de Santiago".

A inspeção ocorreu nas diversas instalações do Batalhão, incluindo garagens, oficinas, aprovisionamento, depósitos de suprimentos e, também, no Centro de Formação de Condutores.

O objetivo foi proporcionar ao comando da brigada o acompanhamento da situação logística e administrativa da Unidade, bem como, verificar o estado de conservação e as condições de uso dos materiais de emprego militar, das diversas classes de suprimento. Ao final, foi realizada uma palestra motivacional de preceitos de liderança a todos os oficiais, subtenentes e sargentos da unidade.

Créditos: Sd Sousa (29º GAC AP), Cb Gustavo e Cb Torres (1ª Bda Cav Mec)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter