Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado recebe viaturas blindadas no RS

No dia 22 de junho, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29° GAC AP) recebeu as primeiras peças da viatura blindada de combate obuseiro autopropulsada (VBC OAP) M109 A5 155mm para compor as linhas de fogo do grupo.

Os novos blindados recebidos estão inseridos no contexto do Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena do Exército Brasileiro (OCOP), dentro do Subprograma Sistema de Artilharia de Campanha. A chegada das primeiras quatro peças M109 modelo A5 representa um avanço para a artilharia brasileira, bem como para o 29° GAC AP, conhecido como Grupo Humaitá.

 

O primeiro lote dos M109 A5, referente à 1ª Bateria de Obuses foi revitalizado no Parque Regional de Manutenção/5 e adentrou os muros do Forte Humaitá após percorrer uma grande distância desde a cidade de Curitiba. O segundo lote, referente à 2ª Bateria de Obuses, está previsto para chegar no início do segundo semestre de 2021, oriundo do Parque Regional de Manutenção/3, localizado na cidade de Santa Maria (RS).

Ampliando o poder de combate da Força Terrestre, o novo blindado, de origem americana, tem um alcance próximo de 30 km, com munição especial superior ao antigo carro, o M109 modelo A3, que conseguia abater um alvo a 18 km. O novo carro de combate, acrescido de um futuro kit de modernização, reduzirá em mais de 80% o tempo entre o recebimento da missão e o disparo em relação ao modelo anterior.

 

Dessa maneira, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado deu um grande passo para a sua modernização. Com a chegada do blindado, o 29° GAC AP, que agora é considerado uma unidade de emprego estratégico, moderniza suas linhas de fogo, evoluindo nos aspectos de rapidez, precisão e alcance.

A cerimônia de recebimento do M109 A5 contou com a presença do Comandante da Artilharia Divisionária da 3a Divisão de Exército, General de Brigada Moises da Paixão Júnior, da Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, e do Comandante do Grupo Humaitá, Tenente-Coronel Rafael Canes. Todas as medidas de prevenção à covid-19 foram observadas durante a atividade, a fim de se preservar a higidez da tropa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter