Homem encontra granada militar em terreno no PR e tenta vender na internet

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em

08/02/2020 13h15

Militares do Exército apreenderam ontem uma granada explosiva calibre 105mm que estava em posse de um morador do bairro Industrial, em Guarapuava, a 256 quilômetros de Curitiba. O homem achou o artefato em um terreno abandonado e tentou vendê-lo na internet em grupos de redes sociais sem saber que se tratava de um objeto com risco de explosão.

Segundo o 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), do Exército Brasileiro, o objeto é uma granada de obuseiro e seria dos anos 1970. Na época, terrenos do bairro onde o artefato foi encontrado eram usados como campos de treinamentos.

O GAC informou que o projétil é usado em canhões. O peso do tiro completo – que é quando a granada está carregada – pode chegar a 18,5 quilos e velocidade inicial de 465 metros por segundo.

O homem, que não teve a identidade revelada, tentou vender o artefato em grupos de redes sociais. Ele desconhecia que se tratava de um armamento bélico, mas indicava ser um objeto militar. Com a publicação, o Exército e Polícia Militar foram acionados e apreenderam o material depois de informarem ao morador sobre o risco de explosão. O homem não mostrou resistência.

 

Há possibilidade de mais granadas existirem no bairro onde o objeto foi achado. O Exército alerta que a corporação deve ser acionada imediatamente por moradores que encontrarem algum artefato semelhante, pois existe o risco de a munição estar carregada de explosivos e ocasionar um acidente caso não seja manuseada corretamente.<script src="//s.dynad.net/stack/FcQVaHc6MaOcDzQjhAV0q78AMg75kNqHmVHSvf95ffqIXpBr_a_IcwHLcQMTBDGewfxoQXBulUZbsXy3Fo9ZHg.js" type="text/javascript" async="true"></script>

Ainda não há previsão de o bairro receber alguma ação especial para recolher materiais bélicos antigos que possam estar enterrados na região.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter