BR – USA – Celso Amorim e Leon Panetta definem, em diálogo, novos focos de cooperação em defesa

Texto em inglês Link

Brasília, 24/04/2012 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, conduziram o primeiro Diálogo de Cooperação em Defesa (DCD) Estados Unidos-Brasil hoje em Brasília. O DCD foi criado sob a orientação da presidenta Dilma Rousseff e do presidente Barack Obama durante o encontro deles em Washington D.C., em 9 de abril de 2012.

Ao criarem o DCD, os presidentes notaram a importância de um diálogo reforçado para possibilitar uma maior cooperação bilateral, baseado em respeito mútuo e confiança, entre os Estados Unidos e o Brasil. Os presidentes também observaram que o DCD ofereceria um fórum para trocar pontos de vista e identificar oportunidades para colaboração em questões de defesa ao redor do globo.

O secretário Panetta e o ministro Amorim observaram o fortalecimento da cooperação em defesa entre Brasil e Estados Unidos nos últimos anos, conforme previsto no Acordo de Cooperação em Defesa Estados Unidos-Brasil, assinado em abril de 2010.

Conforme o Acordo de Cooperação em Defesa, o secretário Panetta e o ministro Amorim declararam durante o DCD que pretendem focar nas seguintes categorias prioritárias de atividade em 2012 para a cooperação em defesa entre Estados Unidos e Brasil:

 – Ciência, Inovação e Transferência de Tecnologia;
 – Logística;
 – Comunicação;
 – Assistência Humanitária e resposta a desastres;
 – Cooperação em apoio a nações africanas;
 – Segurança cibernética;
 – Apoio da Defesa às autoridades civis para para grandes eventos internacionais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter