Comando Logístico participa de planejamento do exercício internacional Panamax

O Centro de Coordenação de Operações Logísticas do Comando Logístico (CCOp Log/COLOG) participou, na primeira quinzena de junho, do Planejamento Estratégico Combinado do Exercício PANAMAX, na cidade de San Antonio, Texas, EUA.

Esse tradicional exercício consiste em uma simulação de defesa da região do Canal do Panamá e ocorrerá de 1° a 12 de agosto deste ano, em diferentes locais nos Estados Unidos.

A fase de planejamento reuniu representantes do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Equador, dos Estados Unidos, do Peru e da República Dominicana, em um Grande Comando Conjunto Multinacional, dirigido pelo Comandante do Army South (sediado em San Antonio).

O método para a solução de problemas utilizados foi o Joint Operation Planning Process, que possui as seguintes fases: iniciação, análise da missão, desenvolvimento das linhas de ação, análise e comparação das linhas de ação, aprovação e emissão dos planos ou desenvolvimento de ordens.

Esse processo foi conduzido de forma acelerada, em uma semana, para fornecer às forças componentes singulares os Planos Estratégicos Conjuntos e a Intenção do Comandante, de forma a resolver uma crise fictícia de segurança.

A força terrestre componente, equivalente a uma divisão de exército, é comandada por um general brasileiro e tem brasileiros em todas as atribuições de seu estado-maior, além de outros militares na força conjunta de operações especiais e na direção do exercício.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter