COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Terrestre

22 de Março, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Brasil e Estados Unidos iniciam planejamentos do Exercício CORE 2023


De 7 a 9 de março, representantes da Chefia do Preparo do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Comando do US Army South, do Exército dos Estados Unidos da América, conduziram a 1ª reunião para o desenvolvimento da concepção do Exercício CORE 23.

A atividade teve a finalidade de dar início aos planejamentos do exercício, previsto para acontecer na área do Comando Militar do Norte (CMN), em novembro de 2023, no qual uma subunidade do Exército dos EUA será inserida nas tropas da Força de Prontidão (FORPRON) orgânicas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), por ocasião de sua certificação.

Dentre os temas tratados na reunião em San Antonio, destacam-se os assuntos relativos ao preparo da tropa, demandas logísticas, coordenações táticas e a ratificação dos calendários de reuniões e treinamentos, que serão desenvolvidos até a execução do exercício propriamente dito.

Os exercícios CORE, acrônimo em inglês para Combined Operations and Rotation Exercises, são resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipulou a realização de exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028.

Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências de combate e trocam conhecimentos sobre doutrina, táticas, técnicas e procedimentos operativos.


VEJA MAIS