Operações Especiais da Marinha do Brasil são certificados em Tatical Combat Casualty Care

O Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) coordenou, no período de 12 a 21 de julho, um adestramento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, que resultou na primeira turma da Marinha do Brasil a receber certificação internacional em Tatical Combat Casualty Care (TC3).

A certificação seguiu as diretrizes de TC3 baseadas no Prehospital Trauma Life Support da National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT). A equipe certificada foi composta por 19 militares da Marinha, sendo 15 Comandos Anfíbios/Operações Especiais (COMANF/OPESP) e 4 Mergulhadores de Combate.

O curso em TC3 da NAEMT é endossado pelo Joint Trauma System e pelo American College of Surgeons e abrange desde o atendimento prestado a uma vítima ainda sob fogo efetivo, até o gerenciamento e procedimentos realizados na evacuação para uma instalação de tratamento médico.

O adestramento foi conduzido por médicos e enfermeiros do CMOpM e a certificação pela equipe da LifeAir5 Treinamentos, representada pela Doutora Junia Sueoka, com colaboração de policiais do estado de São Paulo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter