COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Naval

15 de Novembro, 2020 - 22:30 ( Brasília )

Marinhas do Brasil e dos EUA homenageiam heróis da Segunda Guerra Mundial


  
Com informações da Marinha do Brasil
Fotos: Marinha do Brasil
  

 
Brasília (DF), 15/11/2020 - No dia 15 de novembro, o Navio-Escola “Brasil” e os Navios USS “Zephyr”, da Marinha Norte-Americana, e USCGC “Charles Sexton”, da Guarda-Costeira daquele país, homenagearam os tripulantes mortos, dentre eles dois oficiais brasileiros, no naufrágio do submarino norte-americano “R-12”, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, ao largo de Key West, na Flórida. Contando com uma representação de Guardas-Marinha e da tripulação, a homenagem consistiu no lançamento de flores ao mar a partir do Navio brasileiro.
 

 

 

A homenagem ocorreu após o Navio-Escola “Brasil”, que realiza XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), ter conduzido, em 28 de outubro, em águas internacionais do Caribe, exercícios com o contratorpedeiro USS “William P.Lawrence”, também daquela Marinha amiga.




A VIGM, como etapa final da formação dos Oficiais egressos da Escola Naval, tem entre seus propósitos estreitar os laços com as nações amigas e familiarizar os Guardas-Marinha com as atividades associadas às Diplomacias Naval e de Defesa, em apoio à Política Externa brasileira. Os próximos portos do Navio-Escola serão Galveston, nos EUA, e Santo Domingo, na República Dominicana.


 
O USS “R-12” era um submarino da classe “Romeo”, utilizado à época para treinamento das tripulações de submarinos de combate. O navio naufragou em 12 de junho de 1943. Entre os mortos estavam os Capitães-Tenentes Julio Lima de Moura e Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida, da Marinha do Brasil, que se encontravam embarcados, realizando intercâmbio. Em 11 de junho de 1945, os oficiais brasileiros foram condecorados postumamente com a Medalha de Serviços de Guerra.
 

 

Desta forma, as Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos, prestaram as justas homenagens àqueles que perderam suas vidas no cumprimento do dever.


 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Task Force Brazil

Task Force Brazil

Última atualização 09 ABR, 09:50

MAIS LIDAS

Brasil - EUA