Apronto operacional da Subunidade Culminating para exercício na Academia Militar das Agulhas Negras

No dia 14 de setembro, militares que compõem a Subunidade Culminating (SU Culminating) e integrantes do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) participaram, nas dependências do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt), de uma solenidade com a finalidade de apresentar os equipamentos que serão utilizados na Operação Arroio VII, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende.

Os militares da SU Culminating, anteriormente preparados em um ambiente virtual, realizarão um treinamento real ao longo de duas semanas, no campo de instrução da AMAN. Os equipamentos, que incluíam lasers multifuncionais MIPIM (Mini Integrated Pointing Illumination Module) instalados nas armas, óculos de visão noturna (OVNs), fuzis de assalto 5,56 – Imbel A2, metralhadoras Mini Mitrailleuse (Mtr MINIMI) e lança-rojões AT4, foram verificados por observadores e controladores do adestramento (OCAs), capacitados e coordenados pelo CA-Leste.

Destaca-se que o exercício no terreno será de dupla ação, ou seja, a tropa adestrada enfrentará uma força oponente do CA-Leste, ambos equipados com o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET). Todos os combates contarão com OCAs, trazendo maior realismo e efetividade ao treinamento. Além disso, todas as funções de combate serão executadas e avaliadas.

No dia 15 de setembro, a Subunidade Culminating embarcará em uma aeronave militar, na Base Aérea dos Afonsos, e realizará o assalto aeroterrestre na Região Sul Fluminense.

O exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos será concretizado em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos da América e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de cinco anos.

Fonte: CML

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter