BR-US – Declaração do Embaixador Todd Chapman Sobre Recentes Alegações na Imprensa

Declaração do Embaixador Todd Chapman Sobre Recentes Alegações na Imprensa

Nos últimos dias, algumas publicações na imprensa descaracterizaram os assuntos discutidos durante reuniões que tive com autoridades brasileiras. Eles alegam que sugeri que um resultado particular de uma questão poderia favorecer as chances de eleição de um candidato presidencial sobre outro. Qualquer interpretação de que minha defesa de interesses comerciais de longa data, durante um ano eleitoral, foi uma tentativa para beneficiar um candidato presidencial específico é simplesmente incorreta.

 

O meu papel nessas reuniões foi continuar a defender o comércio aberto e a cooperação em questões comerciais, bem como buscar outras áreas de interesse mútuo para o Brasil e os Estados Unidos.

 

Em nenhum momento solicitei aos oficiais brasileiros que tomassem quaisquer medidas em apoio a qualquer candidato presidencial. Como diplomata de carreira, com quase 30 anos de serviço público, tive o prazer de servir ao governo dos Estados Unidos sob as administrações de ambos os partidos políticos. Sempre levei muito a sério minhas responsabilidades sob a Lei Hatch, legislação dos EUA que restringe funcionários federais de advogar em atividades políticas partidárias dentro dos EUA e no exterior. O povo americano decide os resultados das eleições americanas.

 

Gostei muito das reuniões introdutórias que tive nos últimos meses com uma ampla gama de oficiais brasileiros para aprender mais sobre as oportunidades e desafios em nosso relacionamento bilateral. A missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil e eu continuaremos a cultivar uma relação abrangente e mutuamente benéfica entre os povos do Brasil e dos Estados Unidos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter