BR-US – Operação Arroio III prepara tropa paraquedista para o Exercício Combinado Culminating

Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) concluiu a Operação Arroio III, Exercício de Adestramento (Exc Adst) que faz parte do Ciclo de Preparo para o Exercício Combinado (Exc Cbn) Culminating.

A 1ª fase, realizada no período de 19 a 22 de agosto de 2019, consistiu em um Exc Adst de Simulação Virtual desenvolvido nas instalações do Centro de Adestramento Leste (CA Leste), na cidade do Rio de Janeiro, empregando o Software Virtual Battlespace 3 (VBS3).

Nessa fase, o objetivo foi apresentar aos integrantes da subunidade (SU) as condições que poderiam ser vivenciadas por ocasião da execução no terreno.

 

A 2ª fase, executada no período de 26 a 30 de agosto de 2019, no Campo de Instrução de Gericinó, no Rio de Janeiro (RJ), realizou uma imersão da SU Culminating em um cenário de combate, empregando um Exc Adst com simulação viva, em que estavam presentes todas as funções de combate no contexto de uma manobra de conquista e manutenção de Cabeça de Ponte Aérea por uma Força-Tarefa Batalhão de Infantaria Paraquedista (FT BI Pqdt).

Naquela oportunidade, em conjunto com o CA Leste, foi aplicada a metodologia para o adestramento, criando-se um cenário complexo que buscou imitar a realidade ao máximo. O Adestramento contou com a presença do Estado-Maior de uma FT BI Pqdt, observadores controladores e adestradores para todas as frações e uma força oponente, todos coordenados pelos integrantes da Direção do Exercício (DirEx), além da utilização dos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET). Prosseguindo no seu adestramento, a próxima etapa da SU Culminating será a realização da Operação Arroio IV, planejada para o período de 25 a 29 de novembro de 2019, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

 

Fotos: Bda Inf Pqdt

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter